José Rodrigues dos Santos está nomeado para prémio IMPAC Dublin 2012

José Rodrigues dos Santos é um dos nomeados para o prémioPrémio Literário IMPAC Dublin 2012, com o livro A Fórmula de Deus, anunciou na passada terça-feira, dia 8 de novembro, o presidente da Câmara de Dublin Andrew Montague, e o nome do vencedor será será divulgado no dia 13 de Junho de 2012. Esta é a segunda nomeação do escritor português para este prémio, depois de em 2010 já ter sido nomeado com o Codex 632.

A Fórmula de Deus está publicada em 11 línguas e foi editada este ano nos Estados Unidos, pela HarperCollins, com o título The Einstein Enigma, e tem como protagonista o criptanalista Tomás Noronha, que busca a prova científica da existência de Deus, tendo sido o livro mais vendido em Portugal em 2006, numa edição da Gradiva.

Os outros nomeados para o prémio deste ano são Paul Auster, Don DeLillo, Jonathan Franzen, Ian McEwan e Isabel Allende, que lançou recentemente O Caderno de Maya. O vencedor do Prémio IMPAC Dublin receberá cem mil euros, o mais elevado prémio para um galardão literário anual para ficção publicada em língua inglesa.

José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964em Moçambique. Inicioua carreira no jornalismo em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC e foi colaborador permanente da CNN. É doutorado em Ciências da Comunicação e é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros. José Rodrigues dos Santos tem nove romances publicados e já vendeu mais de um milhão de exemplares. A sua obra está publicada em dezassete línguas.

Por Clara Inácio e Elsa Furtado
Foto de Elsa Furtado
 

Deixar uma resposta