Jardins da Quinta da Ribafria em Sintra Abrem ao Público

Screen Shot 2015-04-24 at 01.13.31Depois de alguma espera, eis que os Jardins da Quinta da Ribafria, na Várzea de Sintra, abrem ao público, com inauguração oficial marcada para sexta-feira, dia 1 de maio, pelas 15h00.

A festa promete ser grande e inclui a inauguração da exposição da escultura de Laranjeira Santos, que aqui vai ficar patente ao público até outubro, e um concerto pela Banda Militar do Exército às 17h30, com entrada gratuita.

O restauro começou em setembro pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, e incidiu nesta primeira fase nos jardins, onde se encontram quatro estátuas, duas fontes ornamentadas com guerreiros e nas escadarias e tecto de uma sala do palácio. A autarquia sintrense pretende agora concessionar o edifício para um hotel de luxo.

O Solar de Ribafria foi mandado edificar em 1541, na quinta do Lourel, por Gaspar Gonçalves, a quem D. Manuel I, atribuíu alvará e brasão de armas, sendo um exemplar magnífico da arquitetura civil manuelina. Da imponente construção, destaque para uma torre seiscentista, que segundo reza a lenda, “para que o proprietário de Ribafria dali pudesse avistar a Penha Verde, que lhe pertencia, como descendente do fundador D. João de Castro”. No ângulo poente está o escudo de Ribafria esculpido em pedra, e nos jardins um grande tanque, em cujas águas é possível ver a fachada do edifício e uma magnífica cisterna, com uma vasta sala com a sua abóboda de cantaria apoiada em arcos e colunas de eterna solidez.

Depois de vários anos abandonada, a Quinta da Ribafria abre agora as suas portas aos sintrenses e a todos os visitantes que a queiram conhecer.

Os Jardins da Quinta da Ribafria, na Estrada da Várzea, em Sintra, podem ser visitados de abril a setembro, das 10h00 às 19h00; e de outubro a março, das 10h00 às 18h00.

Texto de Ana Rita Santos e Elsa Furtado
Foto Câmara Municipal de Sintra

Deixar uma resposta