Sugestões de Natal C&H: ofereça livros que ensinam a cozinhar

Para os fãs de cozinha e gastronomia que tal uma prenda útil? Ofereça livros que ensinam a fazer receitas práticas, saborosas e gulosas. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões: Refeições em 15 Minutos de James Oliver, Prazeres Divinos de Nigella Lawson, Piscina, Amarelo e Outras Delícias. As Receitas do Instituto de Odivelas, por M.Margarida Pereira-Müller e As Minhas Receitas de Bacalhau de Vítor Sobral.

Refeições em 15 Minutos é o primeiro livro do célebre chefe  britânico Jamie Oliver na Porto Editora, recentemente lançado entre nós e que contou com honras de apresentação da apresentadora Ana Rita Clara no El Corte Ingles. Este livro promete ajudar o leitor a preparar refeições rápidas mas equilibradas e saborosas, com propostas de pratos de peixe, carne, comida vegetariana, sopas e massas, indo de encontro aos pedidos dos leitores – refeições ultrarrápidas, saborosas e nutritivas para o dia a dia.

Segundo o seu autor: “A criação destas receitas foi toda uma nova experiência para mim; procurei que fossem metódicas, criativas, informais e divertidas, com ingredientes magníficos – uma explosão de sabores para os seus cozinhados!

Provavelmente não tornarei a escrever um livro de cozinha como este, mas asseguro-lhe que ficará com um livro de referência, que lhe dará as ferramentas necessárias para poder criar refeições fantásticas e extremamente rápidas.

Fui buscar inspiração à cozinha dos quatro cantos do mundo, introduzindo sabores de que todos nós gostamos nos pratos clássicos de frango, carne, e massa; apoiando-me na colorida comida asiática vendida na rua e nos flamantes sabores da comida marroquina; dando importância às saladas e tantos outros acompanhamentos. Com este livro, tentei apresentar uma multiplicidade de cozinhas que estão a conquistar cada vez mais entusiastas. Estas foram as refeições mais rápidas e fáceis que fiz até hoje.”

Refeições em 15 Minutos, de Jamie Oliver, Porto Editora, com 288 páginas, à venda por 24,50 euros.

Também do reino Unido, Nigella é uma das estrelas de cozinha mais famosas do mundo e chegou finalmente à televisão portuguesa com o programa Nigella: Kitchen. Nigella está editada em 20 países com um enorme sucesso e surge agora com Prazeres Divinos.

O livro não ensina a ser exatamente uma fada do lar, mas a “sentir-se uma fada do lar”. Este livro de culinária, inspirador e delicioso, mostra-lhe que não é difícil fazer um tabuleiro de muffins ou um bolo recheado – mas é muito compensador. Este livro alimenta as nossas fantasias, compreende as nossas preocupações e traz bolos, tartes, empadas, conservas, sobremesas, pães e biscoitos de volta às nossas cozinhas. Com o seu talento especial para a escrita e a sua paixão pela cozinha, Nigella mostra-lhe tudo, de brownies a bagels, de crumble a tarte, de pizza a macarrons, de doces a bolos.

Prazeres Divinos, de Nigela Lawson, Civilização Editora, com 374 páginas, à venda por 21,99 euros.

De Portugal sugerimos Piscina, amarelo e outras delícias. As receitas do Instituto de Odivelas por M. Margarida Pereira-Müller, antiga aluna do Instituto de Odivelas.

A autora, já com vasta obra no campo da gastronomia, pretendeu despertar e preservar as memórias, desvendar os sabores perdidos e partilhá-lo com as gerações vindouras o saber fazer das cozinheiras. “Temos de saber preservar a memória para que ela não se perca no tempo, especialmente numa época em que a tradição está em perigo de se perder, caso se mantenham os planos do governo para a fusão do IO com os outros estabelecimentos militares de ensino”, refere M.Margarida Pereira-Müller.

Durante algumas semanas, M.Margarida Pereira-Müller falou com as cozinheiras do IO e recolheu as memórias de antigas alunas sobre os pratos que comiam enquanto alunas. Desse trabalho nasceu o “Piscina, amarelo e outras delícias”. Segundo o Coronel José Serra, atual diretor do IO, este livro “é, seguramente, mais um contributo para a história desta Escola, centenária e que faz parte da história desta cidade de Odivelas, dos Odivelenses e de Portugal. Cento e doze anos a formar jovens com elevadas competências como mulheres e como profissionais e todas elas com as memórias do seu IO, das suas gentes, dos seus usos e costumes, e também da sua culinária”.

E para terminar: As Minhas Receitas de Bacalhau, de Vítor Sobral. O Chefe nacional apresenta 500 receitas de bacalhau, inspiradas na sua recente viagem ao Norte da Noruega, onde pescou o seu primeiro bacalhau e teve a oportunidade de ver como é o processo na sua origem e de sentir nas mãos um peixe tão fresco. Conta com prefácio de Maria Lurdes Modesto.

Neste livro  encontrará tudo o que há a saber sobre o seu fiel amigo, desde receitas inéditas aos obrigatórios clássicos, com dicas de preparação e muita informação sobre o impacto do bacalhau na cultura e na vida dos portugueses.

No primeiro capítulo, o chefe Vítor Sobral e a sua equipa dão-nos a conhecer a história do bacalhau para os portugueses, o bacalhau como fonte de inspiração, o ciclo de vida do bacalhau, a sua preparação, as categorias e classificação, assim como, os cortes do bacalhau.

As Minhas Receitas de Bacalhau, de Vítor Sobral,com 588 páginas, à venda por 29,90 euros e na versão e-book, por 21 euros.

Por C&H

Deixar uma resposta