Grândola: Dez bandeiras azuis em 2012

Grândola volta a ser de novo, este ano, o Concelho do Alentejo com mais distinções, num total de nove praias, mais uma que no ano passado, e uma Marina com Bandeira Azul.

A praia de Melides volta a ter Bandeira Azul, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar mantêm a Bandeira Azul, que continua também hasteada na Marina de Tróia.

O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que certifica o cumprimento de um conjunto de critérios relacionados com qualidade da água, informação, educação e gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços.

Entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, numa extensão de 45 quilómetros, desde o extremo da Península de Tróia até à praia de Melides, a costa do concelho de Grândola, é a maior extensão de praia do país e a terceira maior do mundo, uma mancha contínua de areal. A paisagem litoral é caracterizada por uma costa baixa de extensas praias arenosas, constituídas por vezes pelos sedimentos avermelhados das escarpas arenosas recentes.

A costa do Alentejo apresenta-se hoje no continente europeu como um dos melhores exemplos de um litoral pouco intervencionado, mantendo praticamente em toda a sua extensão características biofísicas naturais. De salientar, que todas as candidaturas à Bandeira Azul apresentadas pela Autarquia de Grândola foram aprovadas.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta