Festroia arranca amanhã em Setúbal

29º Festroia PosterO Festival Internacional de Cinema de Setúbal regressa à península de Tróia esta 6ª feira para a sua 29ª edição. De 7 a 16 de junho, o Festroia enche o Fórum Luísa Todi e o Auditório Municipal Charlot com histórias de amor, cinema belga e talentos reconhecidos internacionalmente, contando com 174 filmes provenientes de 43 países.

A Bélgica é o país homenageado e o Amor o tema central, e será possível visionar inúmeras obras produzidas na última década, à excepção de Daens, datado de 1992 e nomeado aos Óscares. O filme tem a participação de Jan Decleir, o homenageado com o Golfinho de Ouro de Carreira deste ano e que estará presente na Cerimónia de Abertura para receber o galardão.

A secção Filmes de Amor trará muitas paixões ao Festival, com 14 longas-metragens europeias sobre amores e desamores, por entre abraços, tangos, e afetos proibidos, ficando a promessa de muitas emoções.

Em competição estarão 47 filmes, divididos pela Secção Oficial, Primeiras Obras e O Homem e a Natureza, apresentando-se películas de realizadores incontornáveis, como o finlandês Mika Kaurismäki, o holandês Jos Stelling, o sérvio Srdan Golubovic ou o islandês Baltasar Kormákur.

Poster ExposiçãoOs mais novos também não são esquecidos, havendo as secções Panorama Infantil (com 9 curtas-metragens vindas da Estónia para crianças dos 3 aos 6 anos) e Panorama Juvenil (com 4 longas-metragens para jovens dos 10 aos 16 anos). Existem ainda as secções Panorama, Curtos Europeus, Curtos Escolas, Short Matters, e Mostra do Cinema Português.

Paralelamente ao programa cinematográfico, realizar-se-á uma exposição em homenagem a Mário Ventura. O fundador do Festroia será recordado através de uma exposição de pintura do crítico de cinema italiano Renzo Fegatteli, no Fórum Luísa Todi, que inclui retratos de Ventura e de várias personalidades que têm passado pelo festival.

A programação completa do festival pode ser consultada no site oficial.

Por Sara Peralta

Deixar uma resposta