Festas de Lisboa’12 já têm programação

A EGEAC anunciou ontem a programação das Festas de Lisboa’12, na conferência de imprensa de apresentação das festas, que se iniciam já no próximo dia 31 de Maio, com o espetáculo dos Firebirds, com a recriação de uma corrida aérea com seis pilotos e as suas bizarras máquinas voadoras, ao som da banda francesa Fanfare le Snob. A edição deste ano é dedicada à memória de Bernardo Sasseti e do Fado.

A sardinha ganha estatuto de Sardinha-Cidade,  enquanto chave de uma Lisboa contemporânea, tolerante e sustentável  e de Sardinha-Corvo, representando a simbiose da Lisboa tradicional e da Lisboa tempo.

A programação das Festas de Lisboa’12 é vasta, do fado, às marchas populares, aos arraiais, ao festival internacional de tango com o Lusitango e as Milongas, passando pelo Meo Out Jazz, os microbailes, o cinema com um ciclo dedicado a Lisboa-A Cidade no Cinema, teatro, uma maratona fotográfica, música e mais música, com a Metropolitana, o Festival Coral de Verão, Faz Música Lisboa, V Festival de Bandas de Lisboa, entre outros.

O Fado vai inundar a cidade, do Castelo ao Chapitô, caminhando pelos trilhos dos eléctricos e com encontros improváveis com o Jazz, ao piano com Mário Laginha e a voz de Camané e com a música clássica, com Yolanda Soares. Não falta a história com o documentário O Fado da Bia, no Cinema S. Jorge. A Festa do Fado continua com Fados na Fábrica de Braço de Prata, Fados no Chapitô, Fados nos Eléctricos, Noites de Fado no Castelo e Sábado, Meia-Noite, Uma Guitarra.

O rio não foi esquecido e vai ser palco da Regata Troféu Epal, junto ao Padrão dos Descobrimentos, das comemorações do Dia da Marinha do Tejo, junto ao Cais das Colunas.

O teatro também vai andar pela cidade a bordo da Carris, nos Omnibus, no Metro, em diversas estações das diferentes linhas e termina com a IV edição do Teatro das Compras, numa parceria com o escritor Gonçalo M. Tavares, do Teatro da Baixa e algumas lojas da baixa lisboeta, a Casa Macário, Conserveira de Lisboa, Damas de Copas, Drogaria e Perfumaria S. Pereira Leão, Hospital de Bonecas, Manteigaria Silva, Ourivesaria Sarmento e Tricots Brancal.

O espetáculo de encerramento reúne Milton Nascimento, Ana Moura, Carminho e António Zambujo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, na Alameda Dom Afonso Henriques, no dia 30 de Junho, às 22h00.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta