Estoril-Sol promove prémios literários

A Estoril – Sol volta a promover o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e o Prémio Literário Fernando Namora, numa homenagem aos dois escritores, numa iniciativa que terá como júri aos dois concursos o escritor e ensaísta Vasco Graça Moura.

O Prémio Literário Revelação, lançado no quadro das comemorações do 50º aniversário da Estoril-Sol, no valor de 25 mil euros, propõe-se distinguir anualmente um romance inédito de autor português, sem qualquer obra publicada no género, e com idade não superior a 35 anos.

O primeiro romance vencedor do Prémio Literário Revelação, que leva o nome de Agustina, foi A Casa-Comboio, de Raquel Ochoa, que será lançado no próximo dia 26, pela Gradiva e que celebrou uma parceria com a Estoril Sol para viabilizar este projecto, numa sessão que está marcada para o Palácio da Independência.

O Prémio Literário Fernando Namora, reservado a romances publicados, agora com periodicidade anual, repete-se em 2010, também com o valor de 25 mil euros. No ano passado o vencedor deste prémio foi Mário de Carvalho, com o romance A Sala Magenta.

A recepção dos originais a concurso para o Prémio Literário Revelação termina a 14 de Maio, já a data limite para a entrega das obras concorrentes ao Prémio Literário Fernando Namora termina a 30 de Abril.

Por Rui Costa

Deixar uma resposta