É hoje a eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal com “Zain”

Zain é o nome do espectáculo que vai para o ar hoje à noite, na RTP1, às 22h00 do continente, e 21h00 nos Açores, em directo das Portas do Mar em Ponta delgada, e que vai dar a conhecer as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, num novo conceito de espectáculo (bem diferente da Gala de Eleição das 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo), mas que volta a contar com Catarina Furtado e José Carlos Malato como apresentadores.

Zain é a sétima letra do alfabeto, na Bíblia hebraica, simboliza o alcançar de espaço, tempo e reflexão depos de cumprido um ciclo. É uma arma da consciência utilizada pelo Homem para alcançar a verdade.

O espectáculo, da responsabilidade da Tavolanostra EventosGlobais e a Franco Dragone Entertainment Group, assenta em três pilares: Maravilhas Naturais (alertar para a fragilidade das maravilhas naturais e ao mesmo tempo promover uma conduta de respeito e harmonia para com a natureza); Seven (à volta do misticismo e simbologia do número 7 desde o princípio dos tempos) e Viagem (“o melhor momento para descobrir e também de introspecção, descoberta de nós próprios e do meio envolvente). A direcção e argumento é de Daphne Cornez.

Com cerca de duas horas, Zain é composto por:  Introdução – O Dilúvio; 7 partes dedicadas às Maravilhas: I – Zonas Aquáticas Não Marinhas – Aparecimento; II – Praias e Falésias – Presente; III – Florestas e Matas – Delírio; IV – Grandes Relevos – Ansiedade; V – Grutas e Cavernas – Medos; VI – Zonas Marinhas – Conciliação; VII – Zonas Protegidas – Convalescença; e Epílogo.

Durante este espectáculo vão actuar cerca de 61 artistas de todo o mundo, com destaque para a portuguesa Mariza, ela que é madrinha da iniciativa (a par com o internacional de futebol Paulet), e vai ter vários momentos de dança, música, acrobacia, luz, efeitos especiais e muitas surpresas, que vão ser apresentados ao longo de um palco de 1500 m2 e uma estrutura de apoio de 2500 m2.

A eleição das 7 Maravilhas Naturais de Portugal é uma iniciativa das 7 New Wonders Portugal e conta este ano com o apoio do Governo Regional dos Açores, da Associação de Turismo dos Açores, (entre outros) e com a Rádio Renascença como rádio oficial, sendo a RTP mais uma vez a televisão oficial.

Durante o dia de hoje, a RTP vai transmitir um programa especial em directo da Lagoa das Furnas, entre as 11h00 e as 13h00 e as 15h30 e as 19hoo, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, que vai homenagear os Açores e também relembrar as maravilhas finalistas a concurso.

As 21 paisagens naturais a votos são na categoria de Florestas e Matas: Floresta Laurissilva – Madeira, Mata Nacional do Buçaco, Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade, na categoria de Grandes Relevos, os nomeados são Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, Parque Natural da Arrábida e Vale Glaciar do Zêzere.

Na categoria de Grutas e Cavernas as finalistas são Algar do Carvão – ilha Terceira, Açores, Furna do Enxofre e Grutas de Mira de Aire, já na categoria de Praias e Falésias os finalistas são Pontal da Carrapateira, Portinho da Arrábida e Praia do Porto Santo, na Madeira.

Na categoria de Zonas Marinhas os nomeados são Arquipélago das Berlengas, Ponta de Sagres e Ria Formosa, já na categoria de Zonas Não Marinhas os nomeados são Lagoa das Sete Cidades – S. Miguel, Açores; Portas de Ródão e Vale do Douro.

Na categoria de Zonas Protegidas as finalistas são o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo.

As 7 vencedoras vão ser conhecidas logo à noite, ao vivo nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, ou em directo pela RTP1, RTP Internacional e RTP África, e também através da frequência da Rádio Renascença.

Por Elsa Furtado
A jornalista viajou até Ponta Delgada a convite da Associação de Turismo dos Açores e das New 7 Wonders Portugal

Deixar uma resposta