Domingos em Família no Castelo de S. Jorge com Falcoaria, Besteiros e Dança

festas_e_passos_de_danca_ 3O Castelo de S. Jorge apresenta no mês de fevereiro uma nova atividade do programa Domingos em Família: Falcoaria para Todos, promovida pela Ambifalco, para maiores de cinco anos, onde os participantes interagem com as aves de rapina (águias, falcões, milhafres, bufos, corujas, etc.) em pleno voo, para além de descobrirem as suas características e a sua importância no ecossistema.
Esta atividade vem juntar-se à programação já oferecida pelo Castelo de S.Jorge, para realizar entre amigos e com a família nas manhãs de domingo.
Falcoaria para Todos realiza-se no dia 2 de fevereiro, às 11h00, e o bilhete de entrada no Castelo de S.Jorge dá acesso a esta atividade.

No dia 9 de fevereiro, às 11h00, também para maiores de cinco anos, a programaçãomapresenta Besteiros do Conto, dinamizada pelo Ofício Bélico.
“Foi no final do século XIII que D. Dinis atribuiu 3 cartas de privilégio aos Besteiros do Conto de Serpa, evento que tradicionalmente marca o início oficial da formação dos vários contos de Besteiros pelo Reino. Besteiros, essa importante milícia municipal, farão a sua prática dominical de “tiro à barreira”, demonstrando a perícia dos atiradores e as capacidades das armas.”
O bilhete de acesso ao Castelo de S. Jorge dá acesso a esta atividade.

No dia 16 de fevereiro, às 11h00, para maiores de cinco anos, tem lugar Festas e Passos de Dança de 1490. Em 1490, “(…) de todas as partes, desde o mar até à raia, vieram gentes ver os folguedos e as danças” conta Garcia de Resende, moço de câmara de el-Rei João II, por ocasião da festa de casamento do Príncipe D. Afonso com D.Isabel de Aragão, É sabido que os fidalgos portugueses estavam ao corrente das danças em moda na Europa – é o tempo da basse danse que, no dizer de Domenico (autor do Iº Tratado de Dança conhecido, de 1416) “é a rainha da Dança e digna de usar coroa”.

No dia 23 de fevereiro, às 11h00, o serviço educativo do Castelo de S. Jorge oferece as Visitas em Família, uma visita de exploração do castelejo e do sítio arqueológico, de descoberta dos espaços, dos personagens e das histórias, que visa estimular e aprofundar a sensibilidade e o respeito pelo património histórico enquanto valor cultural, através do conhecimento e compreensão dos vestígios do passado.
Esta visita custa 3.50 euros.

besteiros_do_conto_4O serviço Educativo do Castelo de S. Jorge realiza ainda diariamente, entre as 13h00 e as 16h00, visitas orientadas em português, inglês e espanhol, que incluem a visita ao castelo, ao sítio arqueológico e à exposição permanente, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora.
Os visitantes podem aceder a esta atividade, “À Descoberta do Castelo”, mediante a apresentação do bilhete de entrada naquele espaço.
O bilhete de entrada no Castelo de S.Jorge permite ainda usufruir, todos os dias das 10h00 às 17h00, da “Lisboa Vista ao Espelho”, uma visita de descoberta da cidade de Lisboa através de um periscópio que permite examinar a cidade em tempo real, num olhar que percorre 360º.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorKINO regressa no final de Janeiro
Próximo artigoAldina Duarte no Grande Auditório da Culturgest a 7 e 8 de Março

Leave a Reply