Dezembro no Convento do Espinheiro

O Convento do Espinheiro preparou um mês de Dezembro repleto de actividade diversificadas como as Conversas sobre o mundo da cortiça e do vinho, Workshops de lavores e bordados, Natal e Reveillon .

As Conversas sobre o mundo da cortiça e do vinho surgiram uma vez que Portugal é líder mundial na produção corticeira. Para além das rolhas surgem cada vez mais novas aplicações deste produto renovável e que colocou Portugal na vanguarda do conhecimento e investigação em cortiça. E a oportunidade para descobrir mais sobre a cortiça e para descobrir o design das novas peças. O encontro irá decorrer amanhã no espaço da garrafeira instalada na Cisterna Gótica, onde irão estar vários artistas e artesãos que mostrarão ao vivo as suas criações sobre esta temática.

Ainda a 1 de Dezembro, vai-se celebrar a Restauração da Independência no Convento assinalando os 372 anos da Restauração da Independência Nacional com um Jantar temático evocativo da aclamação D’ El Rei D. João IV.

Paralelamente a artista Visitação Zambujo inaugura a exposição Formas exprimindo a sua imaginação criadora. Através de figuras e paisagens do Montado, cujos contornos e posicionamento, se entrelaçam com as variedades cromáticas dos mármores e granitos produzindo um efeito de grande intensidade.

Durante toda a tarde os participantes poderão degustar os magníficos vinhos da Herdade dos Grous, acompanhados pelos deliciosos enchidos da Paladares Alentejanos.

A 8 de Dezembro será celebrada uma missa em honra das senhoras “grávidas” na Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro.

A 15 de Dezembro pode frequentar o Workshops de lavores e bordados, aprendendo por exemplo que existem pontos com mais de 2000 anos, como o ponto cruz que se pensa ser originário da Grécia. Mariana Palmeiro é uma dessas artesãs que após concluir a sua formação profissional numa escola de lavores e tirar o curso de alta-costura, tem dedicado uma vida a esta sua paixão.

A 22 de Dezembro pode aprender mais sobre o pão, os Monges Jerónimos, que habitavam o Convento do Espinheiro, coziam o seu pão no forno de lenha.

O programa de Natal inclui Missa pelas 18h00, na Igreja de Santa Maria do Espinheiro, Porto de Honra no Púlpitos Bar, Ceia de Natal no restaurante Divinus e Almoço de Natal.

Se pensar passar o Fim de Ano no Convento do Espinheiro vai encontrar um ambiente cinematográfico dos festivais de Cannes, com um menu especial que começa com o Cocktail pelas 19h30 no Púlpitos Bar, seguido de Jantar de Fim-de-ano no salão D. Vasco, com DJ. Há Ceia e animação pela noite dentro.

Os workshops e atividades são a partir de 25 euros, mediante marcação prévia e sujeito a disponibilidade do hotel. Os hóspedes do hotel  têm um preço especial para os workshops e atividades.

Texto de Clara Inácio

 

Deixar uma resposta