Costa Alentejana com Bandeira Azul em 21 praias

20120802_PraiaZambujeiraMais de 20 zonas balneares da Costa Alentejana, nos concelhos de Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira, içam este ano a Bandeira Azul, vendo assim reconhecida a sua qualidade, tanto a nível ambiental, como de equipamentos disponíveis, segurança e serviços.

Grândola volta a ser de novo, este ano, o concelho do Alentejo com mais Bandeiras Azuis, num total de dez – entre uma marina e nove praias.

As praias de Melides, Comporta, Aberta Nova, Carvalhal, Pego, Atlântica, Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar mantêm a Bandeira Azul que continua também hasteada na Marina de Tróia.

Em Santiago do Cacém são hasteadas duas bandeiras nas praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço. Em Sines foram galardoadas as praias Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Morgavel, São Torpes, Vieirinha e ainda a praia urbana Vasco da Gama. No concelho de Odemira, as praias Zambujeira do Mar, Carvalhal, Almograve e Furnas foram também distinguidas com o galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios relacionados com a qualidade da água, com a gestão ambiental e de equipamentos, bem como da segurança e serviços disponíveis e ainda a divulgação de informação e promoção de atividade de educação ambiental.

Em todo o país, perto de 280 zonas balneares foram este ano galardoadas.

Por Ângela Nobre (Texto e fotos)

Deixar uma resposta