Córtex Regressa A Sintra De 16 A 19 De Fevereiro Com Retrospectiva Dedicada A Jane Campion

A 7ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra regressa ao Centro Olga Cadaval de 16 a 19 de fevereiro, numa edição que vai homenagear a cineasta Jane Campion.

“Não foi necessário debater muito para se chegar à conclusão de que este ano todos caminhos estariam a apontar para a figura da mulher no cinema. […] Ficámos entusiasmados com a ideia de abrir o Festival com a primeira realizadora a receber a Palma de Ouro, em Cannes, com um espólio de curtas-metragens verdadeiramente surpreendentes, ainda realizadas enquanto estudava na escola de cinema da Austrália”, revelaram Michel Simeão e José Chaíça, os directores artísticos do certame, na conferência de imprensa de apresentação do certame.

A neozelandesa de 62 anos terá assim a honra de ser a primeira realizadora a ser alvo de uma homenagem no Festival Córtex, onde serão apresentadas – a 16 do próximo mês – quatro curtas-metragens por si dirigidas na primeira metade da década de ‘80.

Num ano em que a organização do certame recebeu um número recorde de inscrições, foram seleccionadas 16 curtas-metragens portuguesas para a competição nacional e outras tantas para competição internacional, as quais serão avaliadas por um júri composto pelas actrizes Leonor Silveira e Anabela Moreira, pela cineasta Cláudia Varejão, pela directora do DocLisboa Cíntia Gil e pelo director de fotografia Vasco Viana.

Entre as novidades desta edição haverá uma sessão especial com música ao vivo do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música de Sintra intitulada Cintra 35mm, uma projecção de filmes em 35mm realizados nas décadas de 20 e 30 do século passado, e que darão a conhecer ao público a Sintra de há 100 anos.

Na secção “Hemisfério” deste ano, o Córtex em colaboração com o London Short Film Festival – uma das principais demonstrações de talentos britânicos do cinema independente – irá exibir seis curtas-metragens que foram apresentadas em primeira mão na última edição deste festival.

Os mais pequenos voltarão a ter o seu espaço no Córtex 2017 com o segmento Mini-Córtex, uma colaboração conjunta com a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa, que será um espaço privilegiado para a exibição de pequenos filmes infantis. Dentro deste programa, haverá ainda um workshop de cinema de animação para pais e filhos ministrado pelo director artístico da MONSTRA, Fernando Galrito.

Paralelamente, no MU.SA vão realizar-se dois concertos no âmbito do evento. As cantoras portuguesas Lula Pena e Helena Madeira subirão ao palco no Museu de Artes de Sintra nos dias 17 e 18 de Fevereiro, respectivamente, pelas 21h00, com entrada livre.

Os bilhetes para cada sessão de cinema custam 3 euros e estão à venda na bilheteira do Centro Cultural Olga Cadaval e locais habituais. Todas as atividades paralelas a? exibic?a?o de filmes no MU.SA te?m entrada livre.

A programação completa pode ser vista aqui.

Deixar uma resposta