CNB estreia nova produção O Lago dos Cisnes

lago_cisnes_lisboa_8690 A Companhia Nacional de Bailado apresenta em estreia mundial uma nova produção, onde é reproduzida a tradição coreográfica em toda a sua pureza de estilo, partilhando-a com as imagens e a dramaturgia do cineasta Edgar Pera. Fernando Duarte, bailarino principal e ensaiador da Companhia, faz a reconstrução coreográfica e coreografia adicional.

No dia 13 de fevereiro vai decorrer um Ensaio Geral Solidário, que reverte a favor da Associação Portuguesa de Música nos Hospitais, Associação NÓS e Centro de Educação para o Cidadão Deficiente.

A coreografia é de Fernando Duarte segundo Marius Petipa e Lev Ivanov, a música é de Piotr Ilitch Tchaikovski, segundo o libreto original Vladimir Begitchev, Vasili Geltzer. O filme é de Edgar Pera, com figurinos de José António Tenente. Toca a Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direcção de Cesário Costa.

O Lago dos Cisnes é um clássico incontornável da história da dança. Desde a sua estreia foi revisitado inúmeras vezes por todo o mundo, em múltiplas versões. O segundo acto, o acto branco, é segundo Lev Ivanov, o acto icónico e praticamente intocável de todo o classicismo da dança, na sua concepção quase abstracta da figura de mulher-cisne e na utilização do corpo de baile.

As apresentações são no Teatro Camões, nos dias 14, 15, 16, 22, 23 e 28 de Fevereiro, às 21h00 e a 1 e 2 de Março, às 21h00 e dia 3, às 16h00. Nos dias 17 e 24, às 16h00 há as Tardes de Domingo para as famílias. As escolas tem uma sessão especial no dia 21 Feveiro, às 15h00.

Os bilhetes variam entre os 5 e os 25 euros, conforme o lugar escolhido. Para as tardes de domingo, os adultos acompanhados de menores de 18 anos pagam 10 euros e os menores, 5 euros. Para as escolas o preço é de 5 euros por aluno e até dois professores por turma. Os bilhetes estão à venda no Teatro Camões, no Teatro Nacional de São Carlos e nos locais habituais.

Texto de Clara Inácio
Foto de Arquivo C&H  de Francisco Lourenço

1 Comentário

Deixar uma resposta