Ciclo de cinema Noite e Nevoeiro – Portugal e o Holocausto arranca hoje na Cinemateca em Lisboa

festival_nevoeiroO Ciclo de cinema Noite e Nevoeiro – Portugal e o Holocausto arranca hoje na Cinemateca, em Lisboa,  onde vai decorrer até ao dia 11 de maio. Organizado pela Cinemateca e com a colaboração da Embaixada dos EUA, da FLAD e da Fundação Gulbenkian, este ciclo pretende sugerir a aprendizagem com o passado, e a reflexão sobre este, lançando novas ideias para o futuro. Surgiu também na sequência da conferência “Portugal e o Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro”, que se realizou em outubro de 2012.

A lista de filmes escolhidos foi pensada por Anabela Mota Ribeiro, que concebeu este programa, em conjunto com o responsável pela programação da Cinemateca, Luís Miguel Oliveira, tendo-se decidido mostrar filmes clássicos, passar também filmes raros sobre o tema do Holocausto, fuga e resistência, que de outro modo não seriam vistos, e também filmes portugueses sobre o mesmo tema. No acompanhamento do visionamento dos filmes haverá um debate ou uma apresentação dos mesmos.

O debate acontecerá no final dos filmes que passarem às 21h30 e terá a duração de uma hora, acontecendo entre duas pessoas de diferentes gerações e de diferentes áreas. Nas sessões das 19h00 serão feitas apresentações do filme em questão antes do seu visionamento, com a duração de, no máximo, quinze minutos. A moderação dos debates e apresentações será feita por Anabela Mota Ribeiro.

De 6 a 8 de maio, haverá duas sessões por dia. De 9 a 11 de maio, e devido à duração dos filmes, passará apenas um filme. Assim, e logo no primeiro dia poder-se-á contar com a apresentação de Nuno Júdice, dos filmes A Última Etapa, de Wanda Jakubowska e O Cemitério da Europa 45, de Alexander Ford, na sessão das 19h00. Às 21h30, o filme selecionado será A Passageira, de Andrezej Munk e o debate contará com os escritores Mário de Carvalho e Rui Cardoso Martins. Na terça-feira dia 7 de maio, de destacar o filme Sob Céus Estranhos, de Daniel Blaufuks, apresentado pelo próprio e pelo escritor Richard Zimler. A sessão das 21h30 contará com o debate entre o filósofo Eduardo Lourenço e a constitucionalista e deputada Isabel Moreira. O filme escolhido para esta sessão foi Noite e Nevoeiro, de Alain Resnais.

O programa completo está disponível no site da Cinemateca.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta