Castelo dos Mouros em Sintra inaugura novas instalações no Dia do Ambiente

Castelo dos Mouros“À Conquista do Castelo” é o projecto pela valorização global e restauro do Castelo dos Mouros, que visa a inauguração no Dia do Ambiente das novas instalações dos serviços de Apoio ao Visitante do Castelo dos Mouros e implicou um investimento de 3,2 milhões de Euros.

Foram também requalificados os caminhos de acesso e de ronda e as duas cinturas de muralhas e a Cisterna (que passa agora a ser visitável), vai ser aberta ao público a Casa do Guarda do Castelo, situada na segunda cintura de muralhas (fora do perímetro pago), após recuperação e adaptação como cafetaria e esplanada com vista panorâmica para a Serra.

Com o intuito de melhorar os acessos a visitantes com dificuldades motoras foram também trabalhadas e reduzidas as barreiras à mobilidade, para que o caminho até ao Castelo com acesso às novas instalações, seja feito de forma mais natural.

“À Conquista do Castelo” só foi possível graças a um investimento de 3,2 milhões de Euros, cofinanciado em 600 mil Euros pelo Programa de Intervenção do Turismo (PIT) e no remanescente pela Parques de Sintra.

No processo de restauração e requalificação foi essencial a ampla investigação arqueológica desenvolvida pela Universidade Nova de Lisboa e pelos especialistas em Arqueologia da Arquitetura do Centro de Ciencias Humanas y Sociales de Madrid, com o apoio do Instituto Superior Técnico.

Este verão será ainda inaugurado o novo Centro de Interpretação do Castelo, na Igreja de São Pedro de Canaferrim, igualmente alvo de restauro e de um projeto de arquitetura que visa proteger a ruína e albergar achados arqueológicos resultantes das investigações dos últimos anos, bem como fornecer informação aprofundada sobre a história do local.

Texto C&H

Deixar uma resposta