Cascais celebra Museus com Semana e Noite dos Museus

Semana dos MuseusIntegrada nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Cascais promove a Semana (e Noite) dos Museus, período durante os quais os museus do Concelho vão estar a funcionar com horários alargados e programação especial.

As atividades tem como mote Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e pretendem aproximar o público dos vários espaços de cultura de Cascais.

De segunda a domingo, a oferta de animação é ampla e variada, pode escolher visitar a recriação de uma aldeia em ponto pequeno junto ao Moinho de Armação Tipo Americano, em Alcabideche; fazer parte de um mercado medieval e aventuras com piratas no Forte de Oitavos, a caminho do Guincho; fazer passeios no litoral de Cascais a bordo do antigo Galeão de Sal “Estou para Ver”; ir ao circo no Farol Museu de Santa Marta, em Cascais, ou subir à torre no Farol ou no Museu da Música Portuguesa-Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril.

O Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, torna-se o ponto alto da semana, ao assinalar também a Noite dos Museus, em que os visitantes podem ver como são os diversos espaços à noite e usufruir das animações e programações especiais. Desde o rally-paper “Na Rota da Cultura”, organizado pelo Farol Museu de Santa Marta e pela Casa de Santa Maria; o colóquio sobre astronomia “Como Conhecer o Céu Noturno”, com o professor Guilherme de Almeida da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores ou a palestra “Sexo, Tubarões e Rock and Roll”, sobre o mundo dos tubarões, pelo jovem biólogo marinho João Correia, no Museu do Mar Rei D. Carlos às 21h30.

Para finalizar a Semana (e Noite) dos Museus, a programação do dia 19 de maio será inteiramente dedicada ao mar. Além da exibição de várias curtas-metragens no farol Museu de Santa Marta e visitas ao Marégrafo de Cascais, poderá ainda assistir à conferência “O Surf em Portugal”, no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais.

Texto de C&H 

Deixar uma resposta