Bolsa de Turismo Lisboa 2012 arranca hoje

A Bolsa Internacional de Turismo arranca hoje no Parque das Nações, para a sua 24ª edição, que decorre até 4 de março, com a presença de 43 destinos internacionais, muitos deles presentes na BTL pela primeira vez, e com o Brasil como destino internacional convidado e Alentejo como o destino nacional em destaque. Esta edição conta com algumas novidades que o C&H anuncia desde já.
O Turismo do Dubai vai estar presente pela primeira vez no certame, numa iniciativa do Operador Travelers, e do Embaixador dos Emirados Arábes Unidos Saqer Alraisi e da organização. A partir do verão vai ser possível voar diretamente de Lisboa para o Dubai com a Qatar Airways, que pretende assim incrementar a sua visibilidade e aumentar o número de visitantes. Outros dos destinos internacionais em destaque são o Brasil, Japão, Macau, Tailândia, Croácia, Espanha, Marrocos, Egito, entre outros.

O Alentejo é o destino nacional convidado da BTL 2012, merecendo assim grande destaque numa área de mais de 500 m2, situada no Pavilhão 1, da FIL. Esta área concentra a oferta turística num stand que conta com a presença institucional da Turismo do Alentejo, ERT, do Pólo do Alqueva, de 21 autarquias e de 14 empresas. O mote é da campanha “O Alentejo dá-lhe tudo”, o stand vai estar inteiramente decorado com as imagens e a assinatura da campanha, para além de funcionar como centro de distribuição de vouchers aos visitantes. No decorrer do certame os visitantes vão ter oportunidade de conhecer os muitos produtos turísticos da região, para além de assistir a apresentações de projectos, eventos, espectáculos, degustações e provas de vinhos. O Alentejo marca ainda presença no Lounge do Clube BTL, um espaço exclusivo para convidados visitantes e profissionais estrangeiros – onde se realizam degustações de produtos regionais.

O Município de Alandroal vai levar a cabo uma acção de demonstração da gastronomia da iniciativa Peixe do Rio, no próximo dia 2, sexta-Feira, entre as 15h00 e as 16h00. Esta demonstração decorrerá no stand da ERT- Entidade Regional de Turismo do Alentejo, localizado no Pavilhão 1.

O Algarve estará representado num stand com 504 metros quadrados, no habitual Pavilhão 1. As novidades promocionais serão apresentadas no dia 1 de março, às 16h00. As publicações Guia de Observação de Aves no Algarve e Segredos do Algarve Rural e a nova linha de merchandising, estão destacadas para a apresentação do Turismo do Algarve. A feira Algarve Convida irá decorrer em simultâneo dentro do espaço algarvio. O espaço Algarve na BTL pode ser visitado pelo público nos dias 2, das 18h00 às 23h00, dia 3, das 12h00 às 23h00 e dia 4 de março, das 12h00 às 20h00.

A Turismo de Coimbra, E.M. marca presença, numa ação de promoção do destino no mercado interno, com um stand de 36 metros quadrados e com a apresentação da sua nova imagem, marcada pela parceria com a Universidade de Coimbra e pelo apoio à Candidatura a Património Mundial da Humanidade. A animação está garantida com a magia de Luís de Matos, brindes e sessões de autógrafos com o piloto de rali Ricardo   Leal dos Santos, a apresentação das Festas de Coimbra e da Rainha Santa. Oportunidade para o  lançamento de uma nova aplicação para conhecer Coimbra em iPhone, iPad e iPod,  com o Via Monumenta Coimbra HD, um projeto  inovador que utiliza a tecnologia iPhone, iPad e iPod para disponibilizar uma vasta gama de conteúdos turísticos sobre a cidade.  A aplicação disponibiliza conteúdos em áreas como o turismo, a cultura e o património, lazer e diversão. Apresenta conteúdos fotográficos e multimédia de alta qualidade, e informações certificadas por uma equipa de investigadores, arqueólogos, historiadores e técnicos, que garantem o seu rigor.

Aqui, cada momento é Douro é a campanha que a Turismo do Douro traz este ano à BTL. Quem visita o stand da Turismo do Douro é convidado a fazer uma prova-surpresa, recebendo um brinde de oferta, num total de 500, há guias turísticos, descontos e ofertas em provas de vinho, refeições em cruzeiros, descontos em hotéis. Numa edição BTL dedicada aos cruzeiros, o Douro dedica o dia 3 de março a este tema com o Dia Especial Cruzeiros Douro distribuindo cem vales de descontos em turismo. O Douro afirma-se como destino de enoturismo mundial com a Rota do Vinho do Porto. Vai ser ainda possível assistir à atuação do Grupo de Cantares da Associação Cultural Desportiva e Social de Jou, apresentação de artesanato (cestaria, rendas de barqueiros, tanoaria), gastronomia (fumeiro regional e Biscoito de Vila Marim) e provas de vinhos com produtores locais.

Lisboa marca presença na BTL com o melhor da sua oferta turística, que se caracteriza pela grande diversidade e qualidade – com destaque para os projectos de reabilitação do Terreiro do Paço e da Ribeira das Naus. Estão representados Lisboa, Oeiras, Mafra, Sintra e Estoril, numa área expositiva de 200 metros quadrados. Será possível degustar produtos regionais, doçaria e vinhos locais.

No dia 29, dia em que se inicia a 24ª edição da BTL, o Museu Nacional de Arte Antiga assinala a abertura da feira com a iniciativa Noite BTL, um programa cultural especial, com entrada gratuita entre as 18h00 e as 23h00. Até dia 4 de Março os visitantes do MNAA vão poder percorrer as 80 salas do museu e apreciar pintura, escultura, artes decorativas portuguesas, europeias e da expansão. O visitante pode ainda usufruir de visitas orientadas no dia 29, a partir das 18h00 realiza-se Obras de referência: “Casula”Doações dos Amigos. 100 anos do Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga (1912-2012); pelas 20h30 é a vez de Obras-primas da Colecção do MNAA; às 21h00 é a visita à exposição temporária Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750), a que se segues pelas 21h30 a exposição Tempo de Heróis. Sequeira e a Alegoria Política (desenhos) e a terminar a noite, às 22h00, a exposição Cuerpos de Dolor. A Imagem do Sagrado na Escultura Espanhola (1500-1750).

Sintra aproveita a BTL para apresentar o vídeo promocional de turismo “Sintra num olhar, na quarta-feira, 29, às 17h30 e conta com a presença dos principais protagonistas do filme:  a atriz e modelo, Joana Caçador e João Libério. A realização é da Malagueta – Produção Audiovisual para o Pelouro de Turismo da Câmara Municipal de Sintra (com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo de Lisboa). O dvd apresenta uma fácil interatividade, apresenta um filme completo de 30 minutos, desdobra- se em diversos capítulos, Paisagens, Património, Eventos e Atividades, com áudio e legendas em português, inglês, espanhol e francês.

O espaço stand do Turismo Centro de Portugal (TCP) tem 162 m2 de área e está organizado em quatro áreas distintas: promoção turística, área de negócio, área iniciativas e novos projectos , espaço degustação. No âmbito do programa Hosted Buyers BTL 2012 estão agendadas cerca de 30 reuniões com operadores turísticos estrangeiros, oriundos de França, Holanda, Alemanha, Brasil, entre outros mercados externos.

O Turismo da Madeira está presente na BTL e apresenta  a degustação de produtos regionais, como o bolo de mel, banana com mel e queijo,  broa, poncha. A animação vai ser garantida pelos  atuação do grupo folclórico Ponta do Sol, os Figurantes alusivos à  Flor, a exposição do Bananal, passatempo Madeira todo o ano. Vão ser promovidos dois Show Cookings, um  com o Chef Octávio Freitas,  e outro com o Chef Carlos Magno. O Turismo da Madeira promove ainda as conferências “Sinta o ritmo dos aeroportos da Madeira nos novos meios on line, Portos da Madeira: um mar de oportunidades e  Madeira  Rural-Qualidade em tempo de crise”.

Já os Açores vão apresentar os seus pontos de atração e dar a conhecer e a descobrir a gastronomia local, do peixe e marisco fresco às carnes tenras, das frutas e doçaria aos queijos.

No dia 29, pelas 16h30 é a presentado o yAzores.com, a nova central de reservas de produtos turísticos dos Açores, que inclui a maior e mais variada oferta turística do destino ao nível dos serviços de alojamento, aluguer de viaturas e animação turística.

O portal permite a reserva com emissão automática dos vouchers, funcionando como intermediário entre as empresas turísticas e os clientes, e permite que o potencial turista possa construir um pacote de viagens à sua medida, seleccionando com total flexibilidade os serviços de que irá necessitar durante a sua estadia, como produtos de animação turística, disponível na modalidade de dynamic packaging. Com o yAzores, numa única reserva, o turista poderá seleccionar estadias de hotel e aluguer de viaturas em diferentes ilhas e poderá optar por actividades de diferentes empresas de animação turística.

A Dom Pedro Hotels oferece vouchers de 20% desconto para reservas directas efectuadas até 30 de março durante os 5 dias da feira. Pode levantar o voucher no Stand Dom Pedro Hotels (Pavilhão 2 nº 2D14) durante a BTL. O desconto de 20% será aplicado sobre as tarifas publicadas no site e para estadias até final de Outubro 2012.

O Grupo Vila Galé volta a marcar presença na BTL 2012, de forma inovadora com a aposta na componente mobile, vai disponibilizar iPads para que os visitantes possam aceder à App Vila Galé, a primeira aplicação mobile para o acesso gratuito e imediato a informação sobre as diferentes unidades do grupo à distância de um simples click no seu smartphone. A aplicação integra a revista Feel da Vila Galé. Os visitantes poderão ainda adquirir pacotes turísticos Vila Galé no local.

O Grupo Pestana disponibiliza promoções adicionais para alguns pacotes nas Pousadas de Portugal e nos Pestana Hotels & Resorts, quer directamente através da compra na feira, quer através dos sites.  As Pousadas de Portugal apresentam descontos até aos 20% nos pacotes especiais para o Dia do Pai, para a Páscoa e para o Feriado de 25 de Abril. Os hotéis Pestana em Portugal oferecem promoções até 10% nos pacotes especiais para a Páscoa e para a Festa da Flor. Ao reservar o pacote Dia do Pai das Pousadas de Portugal o cliente irá usufruir de um desconto de 20% na reserva; se marcar o pacote Feriado 25 de Abril o cliente beneficiará de um desconto adicional de 10% para as Pousadas incluídas na promoção. Para a Páscoa as Pousadas de Portugal oferecem uma redução de 10% na marcação do pacote.

A  Estoril Sol estará representada no Pavilhão 3.  A animação é garantida por um ilusionista com magia de proximidade, um monociclista com sketchs cómicos, falsos mágicos cómicos, malabaristas, falsos croupiers, falsos bartenders, marionetas humanas, molduras humanas e modelos em body painting. Serão realizados diversos sorteios e entrega de give aways, através de duas mesas de jogo – Roleta e Black-Jack -, bem como várias slot machines.  A oferta de F&B do stand,  de bar aberto, funcionando como “meeting point” para os  visitantes.

A organização espera este ano igualar ou superar os 40 000 visitantes da edição de 2011.

As entradas até sexta-feira às 18h00 são só para profissionais, e o acesso do público geral é das 18h00 de sexta até domingo, às 20h00, hora de encerramento do certame, (sexta e sábado a feira encerra às 23h00). As entradas custam 10 euros para profissionais, 5 euros para o público geral e 2,50 euros para estudantes.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta