Aura Festival Ilumina Noites De Sintra Entre 10 E 13 De Agosto

Light Atmospheres é o tema da terceira edição do Aura Festival. A iniciativa decorre em Sintra, à noite, ente 10 e 13 de agosto e promove o contacto com instalações artísticas que recorrem à Luz como meio de expressão.

Esta edição, explora afinidades entre a vila de Sintra e a Arte em Espaço Público. Os artistas apropriaram-se de espaços quotidianos através de um percurso de luz criado entre o MU.SA –Museu de Artes de Sintra e a Quinta da Regaleira, que pode ser percorrido entre as 21h00 e as 24h00.

Ao longo do percurso os visitantes podem experienciar ambientes imersivos, interativos e contemplativos. Nuns casos são convidados a interagir, noutros simplesmente a desfrutar das várias projeções de vídeo mapping, instalações lumínicas, performances e um concerto de música do mundo na Sociedade União Sintrense. As obras foram produzidas por 20 artistas de cinco nacionalidades (Portugal, Áustria, França, Espanha e Alemanha).

O programa deste ano integra ainda o espaço interativo de experimentação “CON-CIENCIA | Tudo começa com o que consomes”, que acolhe uma programação científica e artística nas áreas da sustentabilidade energética, investigação digital e lumínica, e terapias de Corpo e Arte em Ação. São ainda apresentadas esculturas óticas, esculturas cinéticas e bioperformances. Este programa tem curadoria de Maria Rosa Hidalgo/Depaluarte (Sevilha).

O Festival Aura é criado e produzido pela Criaatividade Cósmica, com co-produção da Câmara Municipal de Sintra e patrocinado pela Parques de Sintra Monte da Lua, Lda, Fundação Cultursintra, SMAS Sintra e Licor 35. A entrada é gratuita.

Deixar uma resposta