Antologia de poesia colombiana já nos escaparates

Já chegou às livrarias nacionais o livro Um País que Sonha — Cem Anos de Poesia Colombiana, uma antologia de poesia colombiana, com a selecção e organização pela poeta colombiana Lauren Mendinueta e com tradução de Nuno Júdice. 

«A Colômbia, como Portugal, é um país de poetas. Esta não é uma antologia crítica nem exaustiva. A ter sido crítica teria contido menos autores, a ter sido exaustiva teria necessariamente que incluir muitos mais. O meu objectivo foi desde o princípio reunir num só volume aquelas que considero as mais belas poesias colombianas. Esta é, assim, uma antologia de poemas e não de poetas. Estão aqui reunidos trabalhos de autores muito díspares entre si, grandes poetas e poetas menores, poetas cultíssimos e poetas populares. Nos seus versos encontra-se representada boa parte da memória lírica do meu país.» declarou Lauren Mendinueta sobre este livro.

Lauren Mendinueta nasceu em Barranquilla, Colombia, em 1977. É poeta e ensaísta. Autora de cinco livros de poemas  e distinguida com alguns prémios, como o VI Premio Internacional de Poesía Martín García Ramos (España, 2007), VIII Premio Internacional César Simón da Universidade de Valência, o Premio Nacional de Ensayo y Crítica de Arte (Min. Cultura, Univ. Andes). Já publicou em português o livro Vistas sobre o Tejo, com ilustrações da pintora portuguesa Luísa Bomba. Os seus poemas já foram traduzidos para diversas línguas como o inglês, italiano, alemão, russo, português e francês. É considerada uma das mais importantes poetas jovens da América Latina. Presentemente vive em Lisboa.

Nuno Júdice nasceu em 1949. É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde tem ensinado Literatura Comparada e Teoria da Tradução. É actualmente director da revista Colóquio-Letras da Fundação Gulbenkian. Tem uma vasta obra poética, largamente difundida. Publicou também acção e ensaio e traduziu os poemas de amor de Pablo Neruda, poesia francesa e espanhola para diversas antologias e também obras teatrais. As suas traduções de Corneille, Shakespeare e Molière foram representadas nos teatros nacionais, como a Cornucópia, o S. João e o D. Maria II.

Um País que Sonha — Cem Anos de Poesia Colombiana, de Lauren Mendinueta, com tradução de Nuno Júdice, 480 páginas, numa edição da Assírio & Alvim e à venda pelo preço de 24 euros.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta