Ano do Brasil em Portugal apresenta Mostra de Dança do Brasil

Mostra Dança BrasilO Ano do Brasil em Portugal, depois de ter trazido ao nosso país teatro, música, artes visuais, mostra agora a área de dança, com a Mostra de Dança do Brasil 2013, com vários espetáculos programados entre abril e junho de 2013 e em várias cidades desde Lisboa ao Porto, passando também por Vila Real, Figueira da Foz e Coimbra. Serão assim doze espetáculos de onze companhias de dança brasileiras que farão trinta e duas representações nestas cinco cidades.

Poder-se-á desde já contar com a presença da Companhia de Dança Deborah Colker nos próximos dias 19, 20 e 21 de abril no Teatro Municipal São Luiz em Lisboa, com o seu novo espetáculo Tatyana, baseado em Evguêni Oniéguin, o romance em versos de Aleksandr Púchkin. Tatyana seguirá depois para o Teatro de Vila Real no dia 24 de abril, para a Figueira da Foz nos dias 27 e 28 de abril e no Teatro Nacional de São João, no Porto nos dias 3, 4 e 5 de maio.

Nos dias 26, 27 e 28 de abril, também no Teatro São Luiz em Lisboa, poder-se-á apreciar a companhia de dança Balé da Cidade de São Paulo. O público poderá usufruir de um programa com três espetáculos em cada uma das sessões: Offspring, LAC e Cidade Incerta, este último com coreografia do português André Mesquita.

O público de Coimbra vai poder usufruir no palco da Sala Grande do Teatrão – OMT, de quatro espetáculos: Proibido Elefantes, pela Companhia Gira Dança, nos dias 1 e 2 de maio; Ritos e Rastros, da Companhia de Dança Indios.com, nos dias 4 e 5 de maio; nos dias 8 e 9 de maio, poder-se-á apreciar o espetáculo Carta de Amor ao Inimigo pelo Grupo Cena 11; e Por um Fio, interpretado por Mimulus Companhia de Dança nos dias 11 e 12 de maio.

No Porto,  haverá várias apresentações, nomeadamente no Teatro Carlos Alberto com A Revolta da Lantejoula, da Cooperativa Paulista de Dança no dia 18 de maio; no dia a seguir Mapa Movediço pela mesma Companhia; os dias 23 e 24 de maio serão preenchidos com Céu na Boca, pela Quasar Companhia de Dança; e finalmente nos dias 30 e 31 de maio, Vaga – Experiência de Ocupação de Dudude Herman. O Mosteiro de São Bento da Vitória apresentará nos dias 24 e 25 de maio, As canções que você dançou para mim interpretado pela Focus Companhia de Dança.

Texto de Joana Resende

 

Deixar uma resposta