Aldeando Com um Pé no Campo

aldear-006-130510-CHAldear, a mais recente unidade de turismo rural e de habitação de Alvaiázere, no distrito de Leiria, é um espaço para quem procura descansar do reboliço diário da vida citadina. Com “um pé na serra”, o Aldear surge diferenciado de alguns segmentos de turismo rural, ao associar uma verdadeira experiência de campo a um espaço de conforto com detalhes modernos, pensado por Sofia Gonzaga, a proprietária e mentora do projecto, que não queria que este fosse simplesmente mais um hotel.

A primeira impressão, na chegada ao Aldear, é a de que entrámos num espaço moderno, onde se sentem a paz e o sossego do campo. Diz-nos Sofia, com um brilho nos olhos, que tudo foi pensado para ser rústico mas confortável, recorrendo sempre a materiais de origem portuguesa e, quando possível, regional. Os apartamentos, que acomodam até quatro pessoas, têm personalidade própria e características únicas. Todos eles têm quarto, sala e cozinha equipada, ideais para casais com ou sem filhos desfrutarem do bucolismo do campo.

Se acha que vai ficar cansado de descansar, tem à disposição bicicletas para passear, trilhos na serra para caminhadas, a barragem de Castelo de Bode para desportos aquáticos, experiências como a equitação ou a pastelaria que parcerias locais proporcionam.

A Coudelaria RM, onde se faz criação de cavalos puros Lusitanos, é um desses exemplos. O encanto destes animais soberbos, aliado ao charme do seu proprietário, Rui Miguel, e à perícia do instrutor, Frederico, deixam-nos com vontade de por ali ficar a fazer vida de campo e a tratar do Bailarino e do Iémen, dois dos 27 cavalos da coudelaria. Este é uma boa oportunidade para aprender a montar, já que terá à disposição cavalos dóceis e muito bem ensinados, medalhados em competições nacionais.

A poucos quilómetros de Alvaiázere, em Ansião, a fábrica Amor e Biscoito brinda-nos com uma experiência de pastelaria. Da fábrica saem biscoitos de canela, de amêndoa, de chocolate, de aveia e passas e tantas outras iguarias, como as salgadas crackers Matabicho, de sabores variados, que podemos encontrar, por exemplo, na secção gourmet do El Corte Inglês. Ali, porém, sabem ainda melhor, principalmente depois de ver a perícia com que são confeccionados pela dona Fernanda e pela proprietária e gestora da fábrica, Rosa Filipe Santos, que não tem medo de pôr as mãos na massa. Também aqui se aposta no que é regional, como o queijo rabaçal que dá sabor às crackers, as compotas de framboesa feitas ali perto e chás e infusões locais.

Para terminar o dia da melhor forma, nada como um jantar no conceituado restaurante Tia Alice, em Fátima. Excelência gastronómica e simpatia no serviço, num espaço em linha com o Aldear, em que o conceito do rústico se funde com a atenção aos detalhes, tornando a experiência soberba.

Saímos de Alvaiázere e, mais precisamente, do Aldear com energias recarregadas e acima de tudo com vontade de regressar. Marque a sua visita com alguma antecedência, porque a amostra prevê fins-de-semana e dias de férias preenchidos de hóspedes que querem experimentar um pedacinho do paraíso no campo que se encontra em Aldear.

Reportagem de Sara Matos (fotos) e Inês Pereira (texto)

Deixar uma resposta