AAJBA organiza fim-de-semana na Serra da Estrela

A Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) promove uma visita de fim de semana à Serra da Estrela, a 19 e 20 de maio.

A Serra da Estrela é um ponto de confluência de climas com características diversas. Enquanto a Sul se faz sentir ainda uma forte influência mediterrânea, a leste e a Norte é o clima continental que impera, com toda a sua rudeza. A precipitação, uma das mais elevadas na Península Ibérica, dá origem a uma grande variedade de fauna e de flora, com algumas espécies endémicas que serão assinaladas pelo Doutor Jorge Capelo, especialista em Botânica Sistemáticae Ecologia da Vegetação.

Destacam-se as visitas aos seguintes locais: Fonte de Paulo Martins (vegetação de fontes de água fresca); Vidoal (mata de bétulas); no percurso observar-se-ão diferentes paisagens típicas da Serra da Estrela como azinhais e matas de castanheiro; Matos da Serra, Vale Glaciário de Manteigas, Covão da Ametade; Cântaro magro (observação da flora rupícula),  pastagens de cervum e turfeira da Nave de Santo António e os zimbrais de altitude na Torre. Na viagem de regresso paragem e visita ao Castelo de Almourol, com travessia de barco pelo rio Tejo até ao castelo.

O preço para Associado da AAJBA é de 265 euros e para não associado da AAJBA é de 290 euros. O suplemento de quarto individual é de 40 euros. O prazo limite para as inscrições será o dia 4 de maio de 2012. Para mais informações vá ao site da AAJBA.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.