AAJBA organiza fim-de-semana na Serra da Estrela

A Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) promove uma visita de fim de semana à Serra da Estrela, a 19 e 20 de maio.

A Serra da Estrela é um ponto de confluência de climas com características diversas. Enquanto a Sul se faz sentir ainda uma forte influência mediterrânea, a leste e a Norte é o clima continental que impera, com toda a sua rudeza. A precipitação, uma das mais elevadas na Península Ibérica, dá origem a uma grande variedade de fauna e de flora, com algumas espécies endémicas que serão assinaladas pelo Doutor Jorge Capelo, especialista em Botânica Sistemáticae Ecologia da Vegetação.

Destacam-se as visitas aos seguintes locais: Fonte de Paulo Martins (vegetação de fontes de água fresca); Vidoal (mata de bétulas); no percurso observar-se-ão diferentes paisagens típicas da Serra da Estrela como azinhais e matas de castanheiro; Matos da Serra, Vale Glaciário de Manteigas, Covão da Ametade; Cântaro magro (observação da flora rupícula),  pastagens de cervum e turfeira da Nave de Santo António e os zimbrais de altitude na Torre. Na viagem de regresso paragem e visita ao Castelo de Almourol, com travessia de barco pelo rio Tejo até ao castelo.

O preço para Associado da AAJBA é de 265 euros e para não associado da AAJBA é de 290 euros. O suplemento de quarto individual é de 40 euros. O prazo limite para as inscrições será o dia 4 de maio de 2012. Para mais informações vá ao site da AAJBA.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta