7 Maravilhas da Gastronomia em contagem decrescente para a final

Por Elsa Furtado (texto e fotos)

Esta semana entramos em contagem decrescente para a gala final das 7 Maravilhas da Gastronomia®, altura em que vão ser conhecidos os sete pratos mais votados pelos portugueses, nas categorias de: Entradas, Sopa, Marisco, Peixe, Carne, Caça e Sobremesas.

Até agora, esta edição já registou mais de 660 mil votos através do site oficial, facebook, chamada telefónica e SMS e é a edição com maior participação pública de sempre, sendo ainda possível votar até às 23h59, de dia 7 de Setembro.

A gala vai ser transmitida em direto pela RTP1, a partir das 21h00, das instalações da Antiga Escola de Cavalaria em Santarém e volta a ser apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

O espetáculo deste ano conta com as participações musicais de Ana Moura, Rui Veloso, Boss AC, Carminho e Zeca Sempre, grupo composto por Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vítor Silva e o fogo-de-artfício vai estar a cargo da empresa Luso Pirotecnia.

Quem quiser assistir à gala no local pode fazê-lo mediante a aquisição de bilhete, disponível nas modalidades plateia normal a 20 euros e Plateia Gold a 50 euros, este com acesso à after party, que vai ter a assinatura da Rádio Renascença, com Paulino Coelho ao comando dos “pratos”.

As candidatas finalistas deste ano são na categoria Entradas: Alheira de Mirandela (IG) de Trás os Montes e Alto Douro, Pastel de Bacalhau de Lisboa e Setúbal, Queijo Serra da Estrela – DOP da Beira Interior / Beira Litoral.

Na Sopa as candidatas são: Açorda à Alentejana do Alentejo, Caldo Verde de Entre Douro e Minho e Sopa da Pedra da Estremadura e Ribatejo.

Entre os Mariscos os nomeados são: Amêijoas à Bulhão Pato de Lisboa e Setúbal Arroz de Marisco da Estremadura e Ribatejo e Xarém com Conquilhas do Algarve.

Seguem-se os pratos de Peixe com: Bacalhau à Gomes de Sá de Entre Douro e Minho, Polvo Assado no Forno dos Açores e Sardinha Assada – Lisboa e Setúbal.

Nos pratos de Carne os candidatos são Chanfana da Beira Litoral, Leitão da Bairrada da Beira Litoral e as Tripas à Moda do Porto – Entre Douro e Minho.

A sexta categoria é dedicada aos pratos de Caça, com três pratos a concurso, nomeadamente Coelho do Porto Santo à Caçador da Madeira, o Coelho à Caçador da Beira Litoral e a Perdiz de Escabeche de Alpedrinha da Beira Interior, que teve recentemente direitos de promoção a bordo da mais emblemática embaixada flutuante de Portugal – o Navio Escola Sagres.

A terminar as sobremesas, os três doces a concurso são os Pastéis de Tentúgal (IG) da Beira Litoral, o Pastel de Belém de Lisboa e Setúbal e o Pudim Abade de Priscos de Entre Douro e Minho.

Entre os 21 pratos a concurso, destacaram-se até ao momento entre os mais votados a Alheira de Mirandela (IG) e Queijo Serra da Estrela – DOP (Entradas); Caldo Verde, Sopa da Pedra e Açorda à Alentejana (Sopas); Arroz de Marisco (Marisco); Sardinha Assada (Peixe); Coelho à Caçador (Caça); Leitão da Bairrada (Carne); e Pastel de Belém (Doces).

No próximo sábado vão ser finalmente conhecidas as 7 Maravilhas, mas pode-se dizer desde já, que a grande vencedora foi a Gastronomia Portuguesa e o que de melhor se faz em cada região portuguesa ao nível dos Saberes e dos Sabores.

Deixar uma resposta