28 museus com entrada gratuita à noite integram programação do Festival dos Oceanos

Como já vem sendo hábito durante o Festival dos Oceanos, alguns dos museus lisboetas localizados ao longo do eixo ribeirinho, num total de 28, juntam-se à festa e vão estar abertos fora de horas, das 18h00 às 24h00, nos dias 4 e 11 de agosto (quinta-feira), com entrada gratuita, a juntar ao já vasto programa de iniciativas e espetáculos do festival, que este ano tem como tema “Tanto Mar, Um Só Mundo”.

Os museus que aderiram à iniciativa este ano são Casa Museu Medeiros e Almeida; Forte do Bom Sucesso; Mosteiro dos Jerónimos; MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo; Museu Colecção Berardo; Museu da Marioneta; Museu das Comunicações; Museu de Arte Popular; Museu de Ciência da Universidade de Lisboa; Museu de Eletricidade; Panteão Nacional; Museu de São Roque; Museu do Centro Científico e Cultural de Macau; Museu do Fado; Museu do Oriente; Museu do Teatro Romano; Museu Maçónico Português; Museu Nacional de Arqueologia; Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado: Museu Nacional de Arte Antiga; Museu Nacional de História Natural; Museu Nacional do Azulejo; Museu Nacional dos Coches; Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros; Pavilhão do Conhecimento; Museu de Marinha; Museu da Água Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos e Paços do Concelho.

Para a segunda semana do festival estão ainda previstas as atuações de Ana Moura e Ray Lema, inseridas no programa “O Fado convida…”, no dia 8, às 22h00, no Pátio da Galé. Dia 10 de Agosto é a vez de Maria Ana Bobone e Sónia Shirsat darem voz ao estilo musical em que cada uma se notabilizou.

Dias 12 e 13 é a vez de Muaré, às 22h00, na Praça do Comércio, este é um espetáculo de som, de diferentes tonalidade, texturas, e batidas ritmadas, acompanhado ao vivo pela banda Duchamp Pilot, entre muitos outros eventos.

De salientar também a presença da gaivota “Marés”, a nova mascote do festival, em alguns dos eventos do festival, que promete fazer as alegrias dos mais pequenos.

Para o final está guardado o habitual espetáculo de pirotecnia, que encerra assim a 8ª edição do Festival dos Oceanos no Cais das Colunas, no Terreiro do Paço.

O Festival dos Oceanos é uma iniciativa promovida pelo Turismo de Lisboa, Turismo de Portugal e pela Câmara Municipal de Lisboa que se realiza anualmente no verão, desde o fim da Expo 98 e tem entrada gratuita.

Por Elsa Furtado
Foto da Gaivota de Clara Inácio

Deixar uma resposta