18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus assinala-se na próxima segunda-feira, dia 18 de Maio, este ano dedicado ao tema “Museus e Turismo”, numa iniciativa do ICOM  (Conselho Internacional de Museus) e conta com a colaboração dos museus e palácios sob tutela do cartaz dia int. museusInstituto dos Museus e da Conservação (IMC) e de outras instituições integradas na Rede Portuguesa de Museus.

As celebrações começam no sábado 16 e vão até segunda 18. A “Noite dos Museus” decorre no próximo sábado dia 16, altura em que os museus vão estar abertos fora de horas e com entradas gratuitas. Excepcionalmente, os museus vão estar abertos na segunda-feira, dia em que as entradas também serão gratuitas.

Durante os próximos três dias vão decorrer exposições, ateliês, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês, rally papers, passeios, entre outras actividades em museus e palácios, num total de 548 actividades, das quais aqui destacamos algumas.

No dia 16 as propostas são uma ida à “Feira dos Saberes e Sabores” promovida pelo Museu Nacional de Arqueologia, um Concerto no Jardim das Esculturas, no Museu do Chiado (MNAC), visitar a exposição “Viagens, Viajantes e contactos com outras Gentes”,  no Museu Nacional dos Reis.

museu malhoaE ainda, uma visita guiada “O Aqueduto à noite” e a actividade “Um serão na Corte de D. João V”, no Reservatório da Mãe-d’água das Amoreiras, pelo Museu da Água, um “Momento de Magia”, pelo ilusionista Mário Mágico no Palácio Nacional da Ajuda, e o programa “Uma Noite no Parque – Os Loucos Anos 20”, no recentemente reaberto Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.

No domingo, dia 17, sugere-se um “Assalto ao Castelo” no Paço dos Duques em Guimarães, um Buffet de gastronomia Romana, no Museu Monográfico de Conímbriga, uma “Viagem ao quotidiano de Setecentos” no Palácio Nacional de Queluz ou a actividade “Palácio – Convento um dia no Monumento”, no Palácio Nacional de Mafra.hist-salao1

Na segunda-feira, o destaque vai para o Museu Nacional dos Coches, que recria um Passeio Real em Belém, de Charrete e para o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, onde vai decorrer a cerimónia da entrega dos prémios e exposição dos trabalhos premiados sobre o tema “A Minha Escola Adopta um Museu”.

O Dia Internacional dos Museus é uma data instituída pela UNESCO, para celebrar e chamar a atenção para estes equipamentos culturais,

Clique aqui para aceder ao resto da programação: IMC

1 Comentário

Deixar uma resposta