ZOOM De Donald Margulies Estreia Hoje No Teatro Da Trindade Em Lisboa

Esta é uma peça repleta de nomes de luxo. Diogo Infante encena, Sandra Faleiro, João Reis, Sara Matos e Virgílio Castelo dão vida aos personagens criados por Donald Margulies – ZOOM, é uma peça que promete não deixar ninguém indiferente.

Antes de falar sobre a peça, convém fazer uma ressalva, este é um texto escrito por uma jornalista, sobre uma peça, que entre outros assuntos aborda várias questões éticas e deontológicas do foro jornalístico, o que me impede de ser indiferente.

A peça conta a história de Sarah, uma fotojornalista recém-chegada da Guerra do Iraque, depois de ter sido ferida pela explosão de uma bomba, e do seu namorado James, um repórter de guerra. Regressados de experiências traumáticas, é tempo de fazerem um balanço e colocarem as suas vidas em perspetiva. Mas o caminho que se propõem seguir, não é consensual para ambos.
Em casa, recebem a visita do amigo Steve, editor de fotografia, e da sua nova namorada, Mandy, que com a sua aparente ingenuidade e franqueza desconcertante, coloca questões sobre a ética e a moral que produzem em Sarah um efeito avassalador.

Para além de questões habituais associadas às relações, a relações entre pessoas com grandes diferenças de idade e tentativas de mudança de vida, a peça aborda também questões éticas, muito discutidas a propósito da cobertura jornalística de cenários de guerra. “Devem ou não os jornalistas, câmeras, fotógrafos intervir? Ajudar as vítimas de guerra e atentados, ou absterem-se desse lado humano, e fazer o seu trabalho?”;”O que leva alguém a ser repórter de guerra? E há uma altura para parar?”; e o que é mais importante: “A carreira ou a vida pessoal, familiar?”

Estas são algumas questões que o nosso luxuoso leque de atores levanta e deixa o público a refletir. Quatro grandes atuações, cabendo à jovem Sara Matos o papel mais fresco e divertido da peça, não destoando dos veteranos Sandra Faleiro, João Reis e Virgílio Castelo.

A não perder!

A peça estará em cena até 31 de março, de quarta a sábado às 21h00 e domingo às 16h30, na Sala Carmen Dolores. Os bilhetes estão à venda online e no local e custam entre 12 e 18 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.