Xmas in the night no MEO Arena – Brilhente! Brilhente! Brilhente!

Xmas in the night - Rádio ComercialReportagem de Madalena Travisco (texto)  e Joice Fernandes (fotografias)

A equipa das manhãs da Rádio Comercial voltou a encher o MEO Arena de coros, braços no ar e muita alegria na segunda edição do Xmas in the night. As músicas da manhã e convidados de luxo foram mais do que suficientes para esgotar a lotação do pavilhão e, com isso, fazer de todos os presentes também contribuintes do montante que reverteu a favor da Missão Sorriso.

Um espetáculo de Natal diferente (e “brilhente”), com a apresentação – ao vivo e a cores – das músicas que Vasco Palmeirim consegue transformar em canções ainda melhores (e oportunas) sobre os eventos que marcaram a sociedade portuguesa nos últimos dois anos ou ainda sobre outros eventos relevantes. Que o diga a Vanda Miranda, com respeito a um excerto do próprio diário, sobre um longínquo dia de excursão em que saiu da Moita, por volta das nove e meia. Páginas declamadas gulosamente por Pedro Ribeiro, Vasco Palmeirim e Nuno Markl e mote para um inédito “Vou p’ra Mafra” do original “Não me toca”, que trouxe os ritmos do Kizomba ao pavilhão. O ritmo latino do original “Bailando” para o selecionador “Fernando” fez deslocar os quatro alegres cantantes em direção a uma plataforma ao centro do pavilhão. Os três temas que se seguiram – “Eu tenho dois cachorros”, o clássico “Sai o Paulo” e “O nome da criança” – despoletaram um verdadeiro reboliço, com várias composições ferroviárias a desfilar em diferentes direções por todo o pavilhão.

This slideshow requires JavaScript.

O pedido de retorno aos respetivos lugares foi feito por Pedro Ribeiro, desfazendo os comboinhos e anunciando a presença dos primeiros convidados: Pedro Abrunhosa e Comité Caviar. Pedro Abrunhosa mostrou partes do seu “Inteiro” – o espetáculo que já está agendado para este mesmo palco a 7 de fevereiro de 2015 – partilhando versos, vendo Lisboa de braços no ar e um pavilhão quase transformado em planetário. Camané junta-se no estrondoso dueto “Para os braços da minha mãe”, e fica, com Pedro Ribeiro, a marcar o momento seguinte: uma homenagem a Carlos do Carmo pelos cinquenta anos de carreira e o Grammy “Lifetime Achievement Award” recebido. A propósito do Grammy, no dia em que Carlos do Carmo recebeu o prémio em Las Vegas, a Rádio Comercial prestou um tributo especial reunindo 35 artistas a cantar a emblemática “Lisboa Menina e Moça”. Não sendo possível ter o próprio Carlos do Carmo presente nesta noite na MEO Arena, pese embora este tenha cometido a gaffe típica dos maridos (por ter aceite estar presente sem se recordar que dia 13 era a data de celebração dos cinquenta anos de casamento!), a presença de Carlos de Carmo fez-se em vídeo, com um agradecimento sentido: “Quando somos tratados com tanta generosidade, faz-nos tão bem à alma”. Ana Moura e Camané deram então voz a “Lisboa Menina e Moça” com Paulo Parreira na guitarra portuguesa.

This slideshow requires JavaScript.

Esgotados os convidados (de luxo), o palco voltou a ser da equipa da Comercial. Ninguém acreditou que o espetáculo terminaria quando saíram do palco depois do “Não me apetece fazer nada” e sem a bela canção de natal de 2014 – para muitos a melhor de sempre [E havia uma vaca (aca,aca,aca)]. Afinal, embora diferente, este era um concerto de Natal.

Tinham saído quatro, voltaram cinco, porque Ricardo Araújo Pereira e Pedro Ribeiro, tinham um anúncio para fazer. Não sendo o anúncio do casamento dos dois (ao som do “Take my breath away”), o anúncio é que, a partir de 2015, vai voltar a ouvir-se a Mixórdia de Temáticas. Passaram a seis, quando para mostrar o seu “Belcanto” ou na referência a qualquer outro instrumento de cozinha, José Avilez se juntou na canção “O chefe sou eu”.

Para um espírito natalício que queria descer sobre o pavilhão, houve ainda a “Canção do Metro” antes da canção de natal. Uma  chuva de confeties coloridos trouxe ainda mais magia à “Canção de Natal de 2014”

Brilhente! Brilhente! Brilhente!

Artigo anteriorPerlim – Anima Natal em Santa Maria da Feira.
Próximo artigoFernando Alvim e Boss AC são os Convidados do Vídeo Mapping de Natal no Terreiro do Paço

Leave a Reply