XL Feira Nacional do Cavalo Lusitano Arranca Dia 6 na Golegã

cartaz_golega2015Arranca já na próxima sexta feira mais uma edição da Feira da Golegã, um dos nomes porque é conhecida a Feira Nacional do Cavalo, que este ano vai já na sua XL edição e ainda a XVII Feira Internacional do Cavalo Lusitano.

A edição deste ano vai decorrer até dia 15 de novembro, animando assim a vila ribatejana durante duas semanas, como já vem sendo habitual.

Para sexta feira, dia 6 estão marcadas as inaugurações de quatro exposições. Pelas 17h30 está marcada a exposição de pintura Por Dentro do Ribatejo da alemã Sabine Marciniak – no Largo do Arneiro; pelas 18h30 é a vez da exposição de pintura – Essências de um Sentimento, de João Pereira; pelas 19h00 é a vez da exposição de escultura/Instalação – Cavalo, Espírito e Movimento de José Coelho; e pelas 19h30, mas na Casa-Estúdio Carlos Relvas é inaugurada a mostra de pintura e desenho Inside the Shell de Catarina Coelho.

Também os livros vão marcar presença na Feira, com o lançamento de algumas edições como: Manuel dos Santos: O Homem e o Toureiro, domingo, dia 8, às 18h00 na Quinta da Guadalupe. Na semana seguinte vão ser ainda apresentadas as obras: Conceitos Equestres – Princípios e Técnicas, da Autoria do Mestre Miguel Távora e ainda Alrededor del Arte Ecuestre – Crepusculo de una Filosofia de Vida de José MariaO’Neill, na Sede da Associação Nacional de Turismo Equestre (ANTE).

Os espetáculos equestres prometem ser um dos pontos altos do programa para os visitantes, com sábado dia 7, às 22h00, no Largo do Arneiro a Gala Equestre São Martinho 2015; na quarta feira, dia 11, pelas 22h30, tem lugar o espetáculo equestre do Centro Equestre da Lezíria Grande; no dia 12, às 22h00 tem lugar o espetáculo pela Reprise de Mafra – Escola de Armas e finalmente, dia 13, pelas 21h30, apresenta-se a Escola Portuguesa de Arte Equestre.

Para o Dia de São Martinho, um dos pontos altos da Feira, vão decorrer as IV as Jornadas do Grupo de Trabalho de Investigação em Equídeos – “Panorama da investigação equina em Portugal” e o Cortejo dos Romeiros de São Martinho com benção na Igreja Matriz, pelas 12h30.

escola_arte_equestre-008Tradição já de longa data é o Baile da Jaqueta, promovido pela Revista Equitação, a ter lugar no dia 13 na Quinta dos Álamos, pelas 20h00; e as Cavalhadas – Prova de Perícia e Destreza, no dia 14, pelas 23h00. O turismo equestre vai também estar em debate nesta edição da Feira, atendendo ao seu crescimento.

Complementam a programação várias provas, concursos e mostras, como o Concurso de Dressage Nacional; Concurso Nacional Especial de Saltos de Obstáculos; Concurso de Atrelagem Nacional; a Taça de Portugal de Equitação de Trabalho, a Taça de Portugal de TREC; Concurso de Resistência Equestre;  Concurso Completo de Equitação; Taça de Portugal de Horseball; Cross por Equipas; Grande Prémio de Portugal (Silver Prize) – Corridas de Galope e de Trote Atrelado; Campeonato Nacional Inter Escolar de Equitação; Prova de Equitação à Portuguesa; Apresentação de Conjuntos de Dressage; Apresentação de Cavaleiros Embaixadores da Equitação Tradicional Portuguesa, do Toureio e do Desporto Equestre; LV Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela FNC e XVII Concurso Nacional de Apresentação do Cavalo de Sela da Feira Internacional do Cavalo Lusitano; Campeonato Nacional de Derbys e Campeonato da Europa de Juniores. Tem lugar ainda durante estes dias o XVII Open de Ténis da Golegã FNC.

Complementam a programação os bailes livres, as tasquinhas e provas de petiscos, vinhos e água pé, e claro – as castanhas e os passeios a cavalo, que se podem ver um pouco por todo o lado durante estes 10 dias, de manhã à noite.

A Feira da Golegã, também designada por Feira de São Martinho, teve o seu começo em meados do século XVIII. Só em 1972 ganhou a sua atual designação de Feira Nacional do Cavalo, sendo considerada a mais importante do género em Portugal. Aqui apresentam-se os criadores com os seus melhores exemplares, transacionando-se nestes dias cavalos para vários pontos do globo.

Por Elsa Furtado (texto e foto)

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.