World Press Photo 2015 Chega ao Museu da Eletricidade Dia 30 de Abril

Operation Mare NostrumA exposição World Press Photo chega a Lisboa no final de abril e vai poder ser vista até ao dia 24 de maio no Museu da Eletricidade.  A mostra revela os trabalhos vencedores do concurso com o mesmo nome, um dos mais reconhecidos a nível internacional.

O fotojornalista dinamarquês Mads Nissen foi anunciado como o grande vencedor da edição de 2015, no passado dia 12 de fevereiro. A imagem vencedora retrata um momento íntimo de um casal homossexual em São Petersburgo, na Rússia, país onde as minoriais sexuais enfrentam uma forte discriminação social e legal e crescentes ataques por parte de grupos religiosos conservadores e nacionalistas. Em 2013, a Rússia adoptou legislação que proíbe “propaganda de relacionamentos sexuais não tradicionais” ilegalizando a participação em manifestações homossexuais e discursos em defesa dos direitos homossexuais.

De acordo com a organização, foram analisadas quase 98 mil fotografias propostas por 5.692 fotógrafos de 131 países. No total, foram premiados 42 trabalhos enquadrados em oito categorias temáticas.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, na Central Tejo em Lisboa. Os bilhetes vão custar 2 euros para o público em geral, 1 euro para estudantes, séniores ou portadores de deficiência e será gratuita para desempregados, menores de 14 anos, entre outros.

Texto de Tânia Fernandes

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.