World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático Dedicado aos Descobrimentos abriu no Porto

wReportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Os Descobrimentos têm parque temático recentemente inaugurado no Porto. O Infante D. Henrique dá as boas vindas a quem chega ao World Of Discoveries, o museu interativo que é também uma experiencia sobre a glória dos portugueses nos séculos XVI e XVII. O espaço recria, à escala real, alguns episódios históricos permitindo visualizar aquilo que habitualmente nos chega através de livros. Com recurso a suportes tecnologicamente avançados e à interação com atores vestidos à época pretende-se suscitar o interesse dos visitantes pelos Descobrimentos Portugueses.

A viagem começa em ambiente de exposição, com réplicas de embarcações da época e instrumentos de navegação. Para continuar a saber mais sobre a matéria, os visitantes são convidados a interagir com os suportes tecnológicos instalados, como os globos 4D que desvendam a evolução da cartografia ou os painéis interativos que exploram o contexto sócio-cultural envolvente.

wA encenação e interação de atores com os visitantes procuram fazer desta visita uma experiência inesquecível. Fomos surpreendidos por um “marinheiro” que acabou por nos convidar a visitar a sua nau, onde é possível, entre outras coisas, experimentar a réplica de uma cama a bordo e perceber como era apertado e pequeno o espaço disponível. Mas há também fidalgos, donzelas e ilustres personagens a circular pelo espaço. Passando a área de estaleiro naval, entra-se naquela que será a grande “viagem” do visitante. Convidado a embarcar numa réplica de uma caravela, dá início a uma volta ao mundo que tem partida da medieval Lisboa, onde se pode avistar a Torre de Belém ainda em construção, com passagem pelo norte de África, cabo das Tormentas, Moçambique, floresta equatorial, Índia, Timor, Japão, China e Brasil. Os cenários são detalhados e com passagens interessantes, como as cortinas de fumo com projeção de imagens ou a onda gigante que envolve estes marinheiros de água doce.

Tal como nos explicou Helena Pereira, do serviço educativo do World of Discoveries, que nos acompanhou na visita, “esta é uma exposição focada no encontro de culturas, na forma como os portugueses viajaram pelo mundo e tiveram contacto com povos, hábitos e tradições diferentes”. O ritual do chá, a chegada das armas de fogo ao Oriente ou a descoberta do ouro na América do Sul são alguns dos episódios retratados.

As crianças vão ter aqui um encontro fascinante com a historia, os adultos vivenciar de forma lúdica o passado.

This slideshow requires JavaScript.

O World of Discoveries faz parte do Grupo DouroAzul, e resulta de um investimento de cerca de 8 milhões de euros. Abre todos os dias úteis entre as 10h00 e as 18h00 e aos fins de semana e feriados entre as 10h00 e as 19h00. O bilhete de adulto custa 14 euros, as crianças até aos 3 anos não pagam e entre os 4 e os 14 anos pagam 8 euros. Há descontos para estudantes e seniores. No último piso do edifício há um restaurante que serve refeições em regime de buffet e se encontra aberto das 12h00 até às 22h00 (dias de semana) ou 23h00 (fins de semana).

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.