Volvo Ocean Race Chega a Lisboa a 25 de Maio e Apresenta Um Forte Cartaz de Música Lusófona

volvo_ocean_race_apresentacao-008Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Depois de partir à conquista de novos mundos, eis que agora Portugal quer dar a conhecer os músicos e a música que se faz atualmente em Portugal e em português – este é um dos objetivos da organização da Volvo Ocean Race (a terceira maior regata à volta do mundo e um três maiores eventos náuticos mundiais), que vai ter uma stopover em Lisboa, entre 25  de maio e 9 de junho.

Com Direcção Artística de João Gil, o programa que vai animar a passagem da Volvo Ocean Race por Lisboa, apresenta alguns dos nomes mais importantes da música que se faz por cá atualmente.  Carminho, Miguel Araújo, Capitão Fausto, Carlão, Frankie Chávez, Legendary Tiger Man, Blasted Mechanism, Ala dos Namorados, Rui Pregal da Cunha, Zé Pedro, Sara Tavares e Ana Free são alguns dos artistas que prometem animar as noites na Doca de Pedrouços, em Algés.

Uma programação inspirada e virada para o Mar, com ligações à na nossa História e lembrando a nossa tradição de marinheiros, serviu de inspiração à programação musical, segundo explicou João Gil, nesta edição que tem como tema o “Mar”, e através da qual o responsável pretende também atrair os jovens e os lisboetas de novo para o mar e para o rio, e para os desportos náuticos.

João Gil, disse ainda ao C&H que: “Todas as noites vão ter algo especial, como a noite Bleza, dedicada aos ritmos quentes e africanos, a noite dos Improváveis, em que 14 figuras conhecidas de outras áreas brilham na música interpretando dois temas cada um, mas acima de tudo, a ideia é dar a conhecer e projetar os novos valores e projectos nacionais do momento, ou seja projetar o “futuro””.

volvo_ocean_race_apresentacao-011

Os concertos começam sempre ao cair da noite, estando previstos dois por dia, incluindo atuações de Djs, estando a abertura a cargo da Banda da Armada, no dia 25 de maio, pelas 22h00; e o encerramento vai ser feito pelos Blasted Mechanism, que atuam no dia 6 de junho, às 23h00.

Para além dos concertos os visitantes podem ainda conhecer os velejadores das sete equipas participantes (uma delas composta só por mulheres) e os respetivos barcos, visitar as diferentes exposições, um mercadinho com produtos artesanais e gourmet nacionais, participar nas várias atividades  programadas para adultos e para as crianças (como aulas de surf, paddle surf, ou workshops) ou ainda provar um petisco ou matar a sede numa das inúmeras tasquinhas que vão estar espalhadas pelo recinto de 45.000m2 (de acesso público).

A Volvo Ocean Race passa por 10 portos diferentes: Alicante (Espanha), Cape Town (África do Sul), Abu Dhabi (EAU), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (Rhode Island, EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Haia (Holanda), esperando José Pedro Amaral, Stopover Director e responsável pela organização do evento, que “este seja o melhor stopover da história da Volvo Ocean Race pois não há volta ao mundo sem passar por Lisboa, e venha reconfirmar Lisboa como um dos melhores palcos mundiais da vela, promovendo não só o turismo, mas também a economia e a cultura portuguesas”.

Durante 14 dias, o recinto da Race Village Volvo Ocean Race vai abrir as portas aos visitantes às 10h30 e encerra às 24h00 (com horário alargado nos fins de semana), e tem entrada gratuita. Para a edição deste ano a organização espera receber cerca de 500 mil visitantes, entre nacionais e estrangeiros).

This slideshow requires JavaScript.

Cartaz Musical

Banda da Armada – 25 de Maio – 22h00
Prana – 26 de Maio – 20h00
Frankie Chávez – 26 de Maio – 21h30
Os Improváveis – 27 de Maio – 20h30
Ala dos Namorados c/ João Gil – 27 Maio – 21h30
Brass Wires Ochestra – 28 de Maio – 20h00
Capitão Fausto – 28 de Maio – 21h30
Custódio c/ Rão Kyao – 29 de Maio – 20h00
Carminho – 29 de Maio – 21h00
Donna Duo – 30 de Maio – 20h00
Miguel Araújo – 30 de Maio – 21h00
Rui Pregal da Cunha Dj Set – 23h00
Dj Set Carolina Torres – 31 de Maio – 23h00
For Pete Sake – 1 de Junho – 20h00
Carlão – 1 de Junho – 22h00
Ana Free – 2 de Junho – 20h00
Mikkel Solnado – 2 de Junho – 21h00
Noite Bleza – 3 de Junho – 21h00
Sara Tavares – 3 de Junho – 22h30
Souls of Fire – 4 de Junho – 20h00
Bezegol – 4 de Junho – 22h00
Dj Set Zé Pedro – 5 de Junho – 21h30
Dj Set The Legandary Tigerman – 5 de Junho – 23h00
Blasted Mechanism – 6 de Junho – 23h00

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.