Vitela Do Solar Da Giesteira Em Destaque No Restaurante Populi

Por Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

Há dois novos pratos de vitela, cozinhada à moda antiga, na ementa do Populi. O restaurante do Terreiro do Paço consolida assim a sua ligação ao Solar da Giesteira e permite que os seus clientes, em Lisboa, à beira rio, degustem a saborosa carne proveniente do Alentejo, cujos animais são exclusivamente alimentados a bolota e erva.

Joaquim Freixo, co-proprietário do Solar da Giesteira, referiu, no início da refeição, “o orgulho” de estar envolvido neste projeto que é o Populi e muito lisonjeados com o destaque que a carta dá aos pratos confeccionados com base nos produtos que fornece.

“Vitela de bolota com puré de batata-doce e packshoy” e “Vitela de bolota com migas de feijão frade, broa de milho e espargos” são as duas grandes novidades da estação. Em comum, encontra-se um corte de carne de qualidade superior, devido à forma como são criados estes animais: “É uma vitela diferenciada, que se alimenta de erva e bolota e é isso que lhe dá sabor” explicou Joaquim Freixo.

São pratos que refletem um regresso às origens. Ricardo Esteves, Chefe do Populi explicou que se tratam de pratos que levam o seu tempo a fazer. A preparação da vitela começa 24 horas antes do prato ser servido. À marinada segue-se uma cozedura lenta, “no máximo a 68 graus” explica. Os ingredientes ao qual não será alheia esta cuidadosa preparação resultam em pratos de carne muito saborosa e tenra.

Demonstrar a riqueza de um produto distinto, da região do Alentejo, é o objetivo desta nova página da ementa do Populi.

Cada um destes novos pratos tem um custo de 15,50 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.