Vitalina Varela É O Filme Português Candidato Aos Óscares 2021

O filme Vitalina Varela, do realizador Pedro Costa, será o candidato português à categoria de Melhor Filme Internacional, na 93ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema, que se realizará no dia 25 de abril de 2021, no Teatro Dolby em Los Angeles.

Após a exclusão de Listen – de Ana Rocha, os membros da Academia Portuguesa de Cinema procederam a uma segunda votação, no sentido de garantir nova oportunidade de voto a todos os que haviam selecionado o filme na primeira votação, assegurando a maior representatividade possível na escolha do candidato de Portugal.

Vitalina Varela estreou-se em 2019 no Festival de Locarno, na Suíça, onde recebeu o prémio máximo, o Leopardo de Ouro, assim como a protagonista, Vitalina Varela, duplamente premiada como melhor atriz.

O filme, com produção da OPTEC, conta a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou ao país três dias depois do funeral.

O filme, exibido em mais de 50 festivais de cinema, cinematecas e ciclos dedicados a Pedro Costa, foi já distinguido na maioria dos certames, como o Festival de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, em Abril, que deu ao realizador o prémio Persistence of Vision.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorNatal 2020: Prendas Para Os Mais Pequenos
Próximo artigoHedda Gabler Em Cena No Museu Do Oriente De 27 A 30 De Dezembro

Leave a Reply