Vista Alegre Lança Prémio Internacional De Ilustração Em Porcelana

Mais uma vez a Vista Alegre volta a inovar e a surpreender ao criar o Prémio Internacional de Ilustração e Porcelana, numa parceria com a Tcharan Editora e a Câmara Municipal de Ílhavo.

Com a primeira edição já a decorrer, esta é uma iniciativa que se pretende tenha periodicidade anual, e como objetivo “potenciar a ilustração em porcelana, encorajando a construção de pontes e de novos diálogos entre a ilustração e o material cerâmico, suporte distinto, que abre novos caminhos à exploração artística”.

As inscrições decorrem até dia 31 de dezembro, e é aberta a artistas maiores de 18 anos, amadores ou profissionais.

O concurso desafia os participantes a fazerem uma representação gráfica numa peça da Vista Alegre, devendo as criações respeitar o tema escolhido para esta primeira edição: “Espaço” e deverão usar como “tela” o prato “Saturn”, galardoado recentemente nos German Design Awards 2019.

O vencedor desta primeira edição do Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana será anunciado em abril de 2019, recebendo um prémio de 2000 euros, comparticipado pela Câmara Municipal de Ílhavo.

Será ainda elaborada uma seleção de dez trabalhos que irão fazer parte de uma exposição no Museu Vista Alegre e do catálogo da exposição, a inaugurar em maio de 2019.

Segundo a marca, “Este prémio pretende dar continuidade à história que tem vindo a unir a porcelana Vista Alegre e a ilustração. A coleção “1+1=1”, que associa a porcelana Vista Alegre a criadores das várias disciplinas, como a literatura, música ou cinema a ilustradores; o projeto “2i Ilustradores Internacionais”, resultado de uma parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrarte – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, e ainda as coleções infantis “Quando Eu Nasci” e “Era Uma Vez Um Cão”, numa parceria com a editora Tcharan são exemplos da perfeita relação entre a arte da porcelana e a ilustração, que tem vindo a assumir uma importância crescente na oferta de novos produtos da Vista Alegre”.

A primeira edição do Prémio Internacional de Ilustração em Porcelana encontra-se integrada no terceiro evento “Ilustração à Vista”, promovido em parceria pela Vista Alegre e pelo Município de Ílhavo e que lança o desafio de pensar a ilustração nas suas infinitas e improváveis variantes, em diferentes espaços culturais e públicos do território Ilhavense.

Mais informação aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.