Vista Alegre Lança Peça Inspirada Em Banda Desenhada

Mare Clausum, da autoria do ilustrador Penim Loureiro, é a mais recente peça lançada pela Vista Alegre, inspirada na Banda Desenhada e na história da porcelana, e que marca também o lançamento da coleção Je Kraak.

A peça, foi apresentada na 30ª edição da Amadora BD, que decorreu recentemente, tal como os esboços e estudos para a sua elaboração, e é descrita como “a primeira banda desenhada sobre porcelana do mundo”.

Inspirada na porcelana chinesa, este pote ou Talha Rockfeller, em porcelana, é decorado em azul-cobalto (azul de grande fogo), tem 375 mm de altura e 266 mm de largura, e conta a história da porcelana no mundo e a importância dos portugueses na chegada desta à Europa, através de Banda Desenhada.


KRAAK; A Porcelana Chinesa Das Carracas

Quando criança, Fernão Peres ouvia histórias de como no longínquo oriente se talhava loiça a partir de conchas de porcelanas. Já adulto, estava ele na carraca portuguesa (embarcações de grande lotação), carregada de peças de porcelana, quando foi assaltada pela armada da companhia da índia holandesa, e o jovem consegue enganar os holandeses. Em Amesterdão, quando se preparava para exibir a kraakporselein saqueada, o almirante holandês não encontrou senão milhares de conchas e búzios.

Para se ler e perceber a estória tem que se ir virando a peça de forma circular, e observar os quadradinhos, tal como numa BD clássica, em papel.

Segundo a História, os portugueses, no séc. XVI, foram os primeiros a trazer da China para o Ocidente loiça de porcelana por via marítima. Os Holandeses cobiçavam a porcelana chinesa de exportação, e frequentemente assaltavam as carracas portuguesas que as transportavam, opondo-se ao monopólio português no oceano Índico do Mare Clausum, com o objetivo de estabelecer depois o seu próprio monopólio. Assim sendo, Portugal foi o país responsável pela introdução da porcelana no Ocidente, embora haja relatos do italiano Marco Polo ter sido o primeiro europeu a ter contacto com estas peças e com este material.

Mare Clausum Je Kraak está à venda nas lojas da Vista Alegre e online e custa 395 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.