Vista Alegre Lança Mouraria by Mariza

Por Elsa Furtado

Mouraria é o nome do bairro que a viu crescer, tema de alguns fados que canta e o nome que escolheu para a sua nova criação, um serviço de porcelana para a Vista Alegre, que tem desenho seu, estamos naturalmente a falar de Mariza.

O seu nome dispensa apresentações, os seus méritos como fadista e cantora também, mas o seu lado de artista plástica, este, até agora desconhecido do grande público, é agora revelado com o lançamento do serviço de chá Mouraria, produzido pela conceituada marca portuguesa Vista Alegre, e que foi ontem apresentado ao público.

“A ideia desta parceria surgiu por acaso, no meio de uma conversa, em que Mariza se dizia apreciadora de chá, mas reclamava do tamanho das chávenas”, revelou Nuno Barra Diretor de Marketing e Design Externo da Vista Alegre, ontem à tarde, na apresentação do serviço à imprensa, fazendo ainda questão de salientar que “Esta é a primeira vez que fazemos um serviço completamente novo e com alguém ligado à música”.

Um desafio que Mariza aceitou e ao qual tentou dar o seu toque feminino, como fez questão de explicar, em relação à forma da chávena – por exemplo, que queria que fosse grande, mas também um pouco de si e da sua alma nos desenhos que criou para decorar as peças, inspirados na filigrana portuguesa e no bairro onde cresceu.

mouraria_mariza_va-006Um projeto que demorou algum tempo a ver a luz do dia. Demorou cerca de um ano, entre ideia, desenhos, fazer os moldes e as peças, devido à dificuldade de acertar com o modelo da chávena e da asa, segundo explicou Nuno Barra.

Mas que resultou num bonito e elegante serviço, que deixou muito contentes quer a sua criadora, que a Vista Alegre.

“Hoje, é uma emoção olhar para este serviço, que tem o nome do meu bairro”, confessou Mariza, que chegou mesmo a comparar este seu projeto a um “filho”, pois também saiu de si, tal como o Martim.

Depois do sucesso desta parceria, Mariza e Nuno Barra revelaram que estão a trabalhar em conjunto em pelo menos mais dois projetos, um deles com a Atlantis, para copos de vinho, e outro numa peça ligada ao Fado, mas ambos não quiseram desvendar muito mais.

mouraria_mariza_va-001

Agora é tempo de Mariza fechar a sua tournée Mundial, no Meo Arena, no próximo dia 7,  a Vista Alegre começar a promoção e apresentação do serviço nas feiras e certames internacionais, e da artista começar uma nova digressão, em que vai levar Mundo pelas principais cidades dos cinco continentes.

Mouraria é um serviço constituído por bule, leiteira, açucareiro, bandeja para torta, e chávena de chá com pires, todo em porcelana fina e ouro. Tendo por base o branco, as peças são decoradas a ouro com motivos de filigrana portuguesa, as linhas são direitas, com cantos retos, de inspiração deco, e tem na sua grande particularidade o tamanho da chávena de chá, que é maior que as habituais chávenas dos serviços de chá.

As peças são vendidas separadamente e custam 195 euros o bule, 170 euros o pack açucareiro e leiteira, 75 euros a bandeja para torta e 73 euros a chávena de chá com pires, e já podem ser adquiridas nas lojas físicas e online da Vista Alegre, mesmo a tempo do Natal.

De referir ainda que, todos os royalties que Mariza iria ganhar pela venda das peças, vão reverter para a Ajuda de Berço.

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.