Vista Alegre Lança Ravello By Manuel Cargaleiro

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Ravello é uma comuna pequena, na região da Campania, província de Salernona, na Costa Amalfi, em Itália. Com casas brancas, com apontamentos a verde e rosa das flores, cheia de luz e junto ao mar azul, e amante de Arte, tem um aspecto idílico e belo, verdadeiramente inspiradora … e foi esta beleza toda que inspirou o Mestre Manuel Cargaleiro na criação de Ravello.

ravello-cargaleiro-va-004
Manuel Cargaleiro

Ravello é a 16ª peça do Projeto Artistas Contemporâneos da Vista Alegre, produzida em porcelana e agora lançada numa edição limitada a 500 exemplares.

A convite da prestigiada marca nacional, o Mestre Cargaleiro criou um centro de mesa colorido, com “uma decoração intensa e com muitos motivos a ouro”, em porcelana, de beleza ímpar, numa edição limitada e autografada, que é das suas primeiras incursões em porcelana, e ao mesmo tempo conduz o artista também às suas origens e à cerâmica.

“Eu não faço discursos, o artista é para pintar”, disse ontem ao fim da tarde em Lisboa aquando a apresentação da peça o Mestre Cargaleiro, mas fez questão de dizer “Eu estou muito contente com este convite e com esta peça, e com ela faço uma homenagem a Ravello e Itália e ao mesmo tempo a Portugal, aos dois países”

Também sobre esta peça, Nuno Barra, diretor de Marketing e Design Externo da Vista Alegre, afirmou que: Esta vai ser sem dúvida alguma uma das peças mais icónicas da Vista Alegre do Século XXI, pelas suas dimensões e pela sua autoria.

Feita a partir de um original, Ravello é um centro de mesa em porcelana, policromado, com 185mm x 400mm, autografado, com uma edição de 500 exemplares, numerada e um custo de 2000 euros, que se encontra à venda nas lojas Vista Alegre e online.

O Projeto Artistas Contemporâneos (PAC) foi lançado em 2008, e vê agora Manuel Cargaleiro juntar-se a nomes como Eduardo Nery, Manuel João Vieira, Pedro Calapez, Joana Vasconcelos, Oscar Mariné, Nadir Afonso, Malangatana, Portinari, Armanda Passos, António Ole, Cruzeiro Seixas, José de Guimarães, Graça Morais, Roberto Chichorro e Júlio Resende.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.