Viseu Entra No Ano Novo Com Video Mapping

image004Luzes projetadas em monumentos icónicos, a contar histórias de encantar. A receita de sucesso que o atelier Ocubo tem espalhado pelo país chega agora a Viseu com estreia marcada para as  00h05 da noite de passagem de ano. Séculos de Luz é o espetáculo que vai ser projetado nas fachadas da Sé e do Museu Grão Vasco.

O Largo da Sé é o cenário escolhido, que reflete e inspira o tema de todo o trabalho criativo, que se baseia numa antecipação dos grandes acontecimentos que a cidade vai celebrar em 2016: os 500 anos da Sé e da Misericórdia de Viseu e os 100 anos do Museu Grão Vasco e da Câmara Municipal da cidade. A narrativa é criada em torno de várias personagens que fazem parte da História daqueles locais e edifícios acompanhados por elementos da cultura viseense.

Há um casal de camponeses enamorados que se envolve e passeia por entre os campos pintados nos quadradinhos cerâmicos e que entra de rompante nos quadros pintados por Grão Vasco; há a estátua de pedra de S. Teotónio que se quebra e o transforma num santo de “carne e osso” e que, que com o seu báculo, dá vida a elementos da Sé; há a Nossa Senhora da Misericórdia com o seu vasto manto azul celeste, aberto por mãos de anjos, a abrigar os fiéis de todos os grupos sociais; há um Grão Vasco a dar vida a elementos dos quadros expostos no ‘seu’ museu e a interagir com eles; há uma “Senhora da Beira” que desce dos frescos do teto e esvoaça pelo edifício da Câmara Municipal dando vida a alguns pormenores arquitetónicos. E há imaginação…. muita imaginação…

O espetáculo de video mapping tem organização da CM Viseu e apoio local da Yoso, com a colaboração da Sé Catedral de Viseu, Museu Nacional Grão Vasco e Misericórdia de Viseu.

As sessões – todas com acesso livre – acontecem logo após a passagem de ano às 00h05; 00h30; 01h00 e dia 1 de janeiro às 17h30; 19h00 e 19h30. A entrada é gratuita.

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.