Vimeiro Viaja no tempo Este Fim de Semana

vimeiro-007

Durante 3 dias, entre hoje e domingo dia 19 de julho, a Vila do Vimeiro vai viajar no tempo, recriando um mercado oitocentista e a Batalha do Vimeiro, que se travou a 21 de agosto em 1808.

Durante três dias, cerca de 60 recriadores militares, de várias nacionalidades, vestidos a rigor, que participam na iniciativa de recriação da Batalha, que decorreu entre as topas luso-inglesas sob  o  comando  de  Sir Arthur Wellesley contra as francesas comandadas por Junot, a 21 de agosto de 1808.

Para além das recriações da batalha, que devem durar cerca de uma hora e meia, vão decorrer ainda workshops e visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, venda de comércio, tasquinhas, animações de rua, circuito de jogos tradicionais à época e recriação de ofícios oitocentistas,entre outras iniciativas.

Os festejos arrancam hoje pelas 19h00, com a abertura do Mercado Oitocentista ; às 20h30 segue-se a visita “À noite no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro”; e às 22h00 decorre a encenação “A corte que parte e o invasor que chega” – referente à partida da corte para o Brasil em 1807; entre as 23h00 e as 00h30 tem lugar o concerto pelo grupo Mysticas.

Amanhã decorre a caminhada “Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro” às 10h00; atividades para os mais pequenos; e às 16h00 decorre a cerimónia de homenagem aos combatentes junto ao Padrão Comemorativo da Batalha do Vimeiro, estando a recriação da batalha marcada para às 22h00, seguida do concerto acústico pelos Cavaquinhas da Freiria.

Para domingo estão planeados o peddy paper “Descobrir a Batalha do Vimeiro” e a recriação histórica da Batalha da Vimeiro “O campo de Batalha” às 12h00.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Lourinhã em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, que pretendem se repita anualmente, nesta data, continuando as celebrações oficiais da Batalha a decorrerem em agosto.

O evento tem lugar junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, na Rua do Monumento, no Vimeiro e tem entrada é gratuita.

A organização preparou estacionamentos na entrada da vila, sendo o acesso ao recinto feito por shuttles ou a pé.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.