Vimeiro Recria Batalha Contra Os Franceses Este Fim De Semana

O Vimeiro volta a recordar a Batalha do Vimeiro este fim de semana, com mais uma recriação histórica da famosa batalha travada na região no século XIX, e que colocou frente a frente portugueses e franceses.

A vitória da histórica batalha de 1808, que ditaria o final da primeira invasão francesa e a restauração da independência de Portugal, é mais uma vez recriada numa viagem que trará ao Vimeiro variadas atividades, como desfiles e animações de rua, workshops diversos, concertos e mostras de produtos gastronómicos.

A par da recriação da Batalha, vai decorrer também entre sexta feira 13 e domingo, um Mercado Oitocentista, com abertura marcada para sexta, às 19h00, seguindo-se um desfile de época com os grupos recriadores e animadores do evento e ainda, pelas 20h00, um Jantar de Campo de porco na vara, no Acampamento Militar.

O primeiro dia do evento fica marcado ainda pelo Baile Oitocentista no Monumento Comemorativo do 1º Centenário da Batalha do Vimeiro e, as 23h00 um concerto, pelo grupo Os Vocalistas, no Palco Wellington. O longo dia de festividades termina pelas 00h30, com um espetáculo de malabares de fogo, junto ao Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário.

No dia 14 de julho haverá o hastear das bandeiras, pelas 09h15. Atividades infanto-juvenis, desfiles, prova de orientação do campo de batalha, workshops e visitas guiadas são algumas das propostas para o segundo dia do evento.

Um dos pontos altos do programa, realiza-se no sábado às 22h00, com a Recriação do Combate Noturno da Batalha do Vimeiro. Seguem-se os concertos de Chulada da Ponte Velha e do Roncos do Diabo. Um espetáculo de Malabares de Fogo fecha o segundo dia.

O último dia começa com um momento solene, com o hastear das bandeiras e cerimónia de homenagem aos mortos em combate. Ateliers, recriações, jogos, workshops e outras atividades preenchem o último dia da viagem ao século XIX.

O jantar no campo, workshops e ateliers carecem de inscrição prévia, tudo o resto é de entrada livre.

A  iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Lourinhã em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro e da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.