Vila Real Realiza DOURO TGV Evento De Turismo, Gastronomia E Vinho

Entre 10 e 12 de maio, Vila Real recebe a primeira edição do Douro TGV no Regia-Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia. “Tal como as siglas do nome do evento indicam, o Douro TGV pretende promover a aceleração no Turismo, a Gastronomia e o Vinho na cidade que se quer afirmar como a porta de entrada para o Douro”, explica a organização em comunicado de imprensa.

Sob a designação Douro Gourmet o programa gastronómico divide-se em quatro temáticas: Douro Internacional, Douro Integral, Douro Glocal e Douro Mundial. A apresentar casos de sucesso e a debater novas oportunidades para o Douro estarão chefes de renome, gastrónomos e especialistas em produtos como porco bísaro, a maçã, a castanha, o azeite, ervas e flores comestíveis. O programa contará com vários momentos de degustação, de produtos endógenos, mas também de sabores mais exóticos e inusitados.

O tema Turismo arranca na tarde de dia 11 sob o mote Douro 3.0. A vertente tecnológica ligada ao turismo será um dos principais destaques: as viagens são cada vez mais planeadas com base em visitas prévias, feitas através do mundo digital. Quem navega no Douro? Uma questão com duas dinâmicas – em sentido lato e do ponto de vista virtual – e que será abordada no evento. Neste dia serão apresentados alguns projectos de investimento turístico que estão previstos para o Douro.

A sexta-feira, dia 12, é dedicada ao Vinho. Pelas 9h30 começa uma ‘Viagem Enológica’ por diferentes regiões vitivinícolas, com a presença e testemunho do espanhol Raúl Perez, da francesa Valerie Lavigne e do luso-australiano David Baverstock, e moderada por Tim Hogg, cientista na área da enologia, reconhecido professor universitário e director do Centro de Excelência da Vinha e do Vinho (CEVV), inserido no Regia-Douro Park. Ao mesmo tempo, acontece a primeira edição do ‘Concurso de Vinhos Douro TGV by Regia-Douro Park’, no qual serão eleitos por um ecléctico painel de jurados os melhores brancos e tintos, de entre os vinhos presentes na ‘Mostra de Vinhos e Sabores DOURO TGV’, que tem lugar nesse mesmo dia, pelas 16h30 – aberta ao público e de entrada gratuita.

À tarde terá lugar um painel sob o mote O Vinho e o Digital, dividido em três sub-temas: “A Escrita e Crítica Digital”, “Ferramentas Digitais ao Serviço do Vinho” e “Vinhos, Filhos do Digital”. Nesta última o palco será de dois vinhos: um preview do branco e tinto Bons Rapazes by Lavradores de Feitoria, vinhos da autoria da dupla Tiago Froufe da Costa e Pedro Teixeira em parceria com a Lavradores de Feitoria; e o quase esgotado Bebes.Comes, um DOC Dão do casal de bloggers Joana Marta e Pedro Moreira e da enóloga Lúcia Freitas.

O acesso ao DOURO TGV é gratuito, mas implica uma inscrição prévia, que deve ser feita até dia 5 de maio através de email.

Autor:Texto de Sandra Mesquita
Artigo anteriorBasílica De Mafra Acolhe Concerto Para 6 Órgãos A 9 De Maio
Próximo artigoAsif Ali Khan & Party, Música Sufi A 9 De Maio Na Gulbenkian

Leave a Reply