Presépio Gigante e Aldeia de Natal Marcam a Quadra em Vila Real de Santo António

Presépio gigante de VRSA (1)4200 figuras tem o presépio gigante de Vila Real de Santo António,  que vai estar em exposição no Centro Cultural António Aleixo pelo 13º ano consecutivo, num trabalho da autoria de Augusto Rosa e Teresa Marques, com a ajuda de Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.

Considerado como um dos maiores presépios do país, esta construção ocupa uma área superior a 220 metros quadrados, tem mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 2500 quilos de cortiça, 160 metros quadrados de musgo e uma complexa base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos e demorou mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho a ser construído.

Para além do tamanho do presépio, contribuem também para a sua fama os relevos, os cenários e as figuras ( muitas delas mecanizadas e animadas), que recriam episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia e às tradições algarvias, assim como a recriação completa de aldeias, desertos, fortes e palácios.

O presépio gigante de Vila Real de Santo António pode ser visto no Centro Cultural António Aleixo, até dia 10 de janeiro de 2016, diariamente das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00, e no dia 1 de janeiro das 14h30 às 19h00.

As entradas custam cinquenta cêntimos, cujo valor reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA.

A partir de amanhã é inaugurada a Aldeia de Natal, na Praça Marquês de Pombal, com um concerto inaugural, às 17h45, e a chegada do Pai Natal, às 18h30. A aldeia vai funcionar até dia 6 de janeiro, das 10h00 às 19h00, todos os dias, e inclui a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, e uma árvore de Natal gigante. A entrada é gratuita.

A programação inclui ateliers, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias. A Feira de Natal, apresenta cerca de uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis.

Nas ruas da cidade vai ainda ter lugar Mostras de Artesanato Natalícias, nos dias 5, 6, 7, 8 e 19 de dezembro, em VRSA, junto à Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 17h00; e também no dia 13 de dezembro, em Cacela Velha vai ter lugar mais uma edição do Mercadinho de Natal.

Quase a encerrar as festividades, no dia 5 de janeiro de 2016, pelas 11h00, a Aldeia de Natal recebe a visita dos Reis Magos de Ayamonte (Espanha), numa iniciativa que se insere na programação da Eurocidade do Guadiana, fortalecendo os laços e tradições com a vizinha Espanha.

Texto de Elsa Furtado

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.