Vidros Venezianos Para Ver no Palácio da Ajuda Até Novembro

expo_venezia-009Ricordo di Venezia é a mostra que pode ser vista a partir de hoje no Palácio da Ajuda, em Lisboa, onde vai ficar até dia 29 de novembro de 2015.

São 60 peças escolhidas entre as 600 da coleção de vidros do Palácio, adquiridas pela rainha de Portugal, D. Maria Pia de Sabóia, durante as suas viagens a Itália, na segunda metade do séc. XIX, entre peças utilitárias e decorativas, ou meras peças de ricordo /recordação, na sua maioria de produção da fábrica de Antonio Salviati ou ainda da Companhia Vitre e Mosaico de Venezia e Murano.

A mostra agora apresentada ao público, na Sala da Antiga Capela, reúne copos, cálices, jarros, jarrões, lavabos, um espelho e castiçais e ainda fotografias de peças da coleção real portuguesa, e que ilustram a produção vidreira veneziana dos séculos XVIII e XIX, alguns quadros, esculturas e imagens de estúdios venezianos ou lustres, ajudam também a contextualizar as peças e a época.

Destaque para os cálices em filigrana, ou ainda produzidos com a técnica das bolhas, e outros decorados com dragões, cavalos alados, ou cobras, inspirados no bestiário medieval.

A exposição é comissariada por Maria João Burnay (conservadora da coleção de Vidro do PNA) e Rosa Barovier Mentasti (Historiadora italiana de vidro veneziano).

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

A mostra pode ser vista de quinta a terça feira, das 10h00 às 18h00, até 29 de novembro. Os bilhetes custam 5 euros ( o bilhete normal para visitor o Palácio) e podem ser adquiridos localmente.

Reportagem de Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.