Videomapping Lisbon Under Stars Dá Vida Às Ruínas Do Carmo

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Lisbon Under Stars é a mais recente produção do Atelier OCubo. Estreia hoje nas Ruínas do Carmo e pode ser visto até 30 de junho. É um espetáculo imersivo, a 360º, que nos leva numa viagem pelo tempo, desde a batalha de Aljubarrota até aos dias de hoje.

A ante-estreia teve lugar esta quarta-feira, contou com uma introdução da parceria criativa de OCubo: Nuno Maya e Carole Purnelle. Teresa Salgueiro, conhecida por ter dado voz aos Madredeus, marcou também presença nesta sessão, tendo interpretado dois temas antes da projeção. A cantora é uma das participantes neste projeto.

São quarenta minutos de espetáculo, para usufruir no cenário ao ar livre do Museu Arqueológico do Carmo. As paredes das ruínas da Igreja do Carmo transformaram-se numa tela tridimensional. O espetador pode movimentar-se livremente no recinto, de forma a observar os pormenores. A narrativa audiovisual conta a história do espaço, ao longo de mais de 600 anos de existência. Começa em 1385, com a vitória na batalha de Aljubarrota, que deu o mote à construção do monumento e chega aos dias de hoje. É dividida em 12 atos, que destacam momentos chave da sua história.

A projeção conta com a participação de conhecidos nomes da música portuguesa, como Teresa Salgueiro, Rão Kyao, Mariza, o Coro da Câmara de Lisboa Cantat, a Orquestra da Câmara da GNR e os Tocá Rufar com Paulo Marinho. A banda sonora completa-se com os ritmos de compositores como Luis de Freitas Branco, Fernando Lopes Graça, Salvador Sobral, Amália Rodrigues e Zeca Afonso. Os bailarinos da Companhia Clara Andermatt e da Companhia Nacional de Bailado, coreografados por Clara Andermatt guiam-nos por esta viagem, que foca aspetos políticos, sociais e culturais marcantes. As referências da atualidade chegam a nomes chave da arte urbana como Add Fuel, Daniel Eime, The Super Van e Vhils.

As estrelas que hoje nos guiam, são as mesmas que assistiram já a todos estes episódios. A iniciativa assinala também o Ano Europeu do Património Cultural e tem a parceria institucional do Museu Arqueológico do Carmo.

Lisbon Under Stars pode ser visto de 3 de maio a 30 de junho, em duas sessões diárias às 21h30 e às 22h45, de segunda-feira a sábado. Encerra ao domingo e no dia 22 de maio.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e custam 15 euros. Há desconto para crianças dos 6 aos 10 anos, + de 64 anos e grupos (12 euros). Os grupos de mais de 50 pessoas usufruem do preço de 10 euros por pessoa. É gratuito para crianças até aos 5 anos.

O espetáculo é falado em português e em inglês.

Pelo facto de ser ao ar livre, a organização recomenda que se traga agasalho.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.