Vidas Ciganas em exposição no Pavilhão Preto do Museu da Cidade

vidasciganasO Pavilhão Preto do Museu da Cidade apresenta até 24 de novembro a exposição Vidas Ciganas – Lungo Drom, uma exposição que se iniciou em Espanha, promovida pelo Instituto de Cultura Gitana que teve o apoio da Acción Cultural Española e agora pode ser vista em Lisboa, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a EVIA Palco de Sombras.

A exposição exibe cerca de cem fotografias, documentos e objetos, com recurso a modernas tecnologias. As exposições terão uma programação educativa para crianças e jovens, ateliês com artistas, seminários temáticos com especialistas europeus e um espetáculo com artistas ciganos.

Vidas Ciganas é um projeto que tem como finalidades retratar o passado e o presente dos ciganos europeus, promover o debate sobre a situação da maior minoria étnica da Europa e criar oportunidades para estes cidadãos, revelando o lado mais ignorado da etnia cigana na Europa contemporânea.

vidasciganas2 vidas ciganas 3

O fotógrafo Eduardo Gageiro colabora nesta exposição com uma dezena de fotografias feitas na década de 80. Essas fotos integram o seu livro Alentejo, feito em co-autoria com Miguel Torga.

A exposição pode ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 13h00, o bilhete de entrada no Museu da Cidade custa 2 euros.

Texto de Susana Sena Lopes
Fotos de Mário Bastos

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.