Viagem Medieval Em Terra De Santa Maria Da Feira Celebra D. Fernando I

De 31 de julho a 11 de agosto, Santa Maria da Feira volta a “recuar ao passado”, recriando episódios históricos e transformando a cidade num imenso palco, em Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que nesta edição celebra el-rei D. Fernando, o Belo.

Coroado em 1367, D. Fernando, rei de Portugal e do Algarve, inicia as guerras fernandinas, com a invasão da Galiza, onde é aclamado rei em várias destas cidades. Conhecido por paixões como a caça e as modas culturais, assumiu a criação de grandes edifícios em várias cidades, promulgou a Lei das Sesmarias, criou a Torre do Tombo e a Casa dos Contos e fundou a Companhia das Naus.
Por volta de 1379, há referências a um episódio de tentativa de assassinato de D. Fernando, em que lhe terão dado peçonha para o matar. As consequências deste ato deixaram-lhe graves problemas de saúde, originando uma viragem na governação, promovendo uma participação mais ativa nas decisões e ações do reino por parte da rainha D. Leonor Teles, a “mal-amada” pelo povo.
D. Fernando foi-se debilitando, lentamente, até à sua morte que ocorreu no ano de 1383.

O evento possibilita experiências como “Princesa por um dia” ou “Cavaleiro por um dia”, uma experiência infantil que permite uma viagem ao lugar do imaginário, com traje medieval, caracterização, penteado e um lugar especial como protagonista na área temática do Bosque das Guimbras; “Da Realeza ao Povoado”, com visita ao Castelo de Santa Maria da Feira até ao frenesim de um Povoado, com uma merenda especial e lugares reservados no espetáculo de grande formato, ou ainda “Visita Guiada com História”, onde, um Bobo da Corte, entre trovas e prosas, vai contando a história e as estórias da Viagem, entre outras experiências possíveis.

A pulseira de acesso aos 12 dias, à venda em 2ª fase, de 16 a 30 de julho, tem um custo de 7 euros, passando nos dias do evento, para 8 euros. O preço do bilhete diário varia entre os 2,50 euros e 4,50 euros, dependendo do dia do evento. As crianças até 1,30 m de altura estão isentas de pagamento.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.