Viagem Medieval De Santa Maria Da Feira Leva Visitantes Até Ao Tempo De D. Pedro I

Santa Maria da Feira recebe de 1 a 12 de agosto, a 22ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, desta feita sobre o Reinado de D. Pedro I, de cognome “Justiceiro” ou “Cruel”.

Uma aula de História viva assola a cidade, com animação e recriação de momentos marcantes do reinado de D. Pedro I. As portas desta viagem abrem-se para o ano de 1357 e os visitantes poderão deambular pelo burgo trajados a rigor, casar no Povoado, vestir a pele de um guerreiro, entrar no Campo de Batalha ou degustar as iguarias da época.

O Castelo, a Praça do Convento, as Tabernas, O Museu de Lóios, o Terreiro, entre outras tantas áreas da Viagem Medieval são os cenários da recriação de episódios da história de D. Pedro I, justiceiro ou cruel, associado irremediavelmente a D. Inês de Castro e ao amor que a morte não separou.

“De Amada a Rainha”, “Justiceiro e cruel” e “D.Pedro – El Rei de Portugal” são os cortejos dedicados a D. Pedro, ao seu nível de justiça e crueldade e à sua amada Inês, estando agendado para o dia 12 de agosto, pelas 19h00, o “Cortejo Real”.

O castelo acolhe diversos episódios da vida do Rei, a acontecer em vários dias da Viagem, com duração de cerca de meia hora – desde “a vingança”, aplicada aos assassinos de D. Inês de Castro, passando pela “coroação”, com a transladação do corpo de D. Inês de Coimbra para Alcobaça e “o sonho”, com as visões de salvamento do Reino.

Na Praça do Convento, o Rei participará de um festim nas tabernas; visitará o povoado, irá a banhos e receberá D. Pedro de Castela.

O Terreiro será o palco de espetáculos, como Amor Até ao Infinito e Sangue de Portugal. Investidura, momentos teatrais e recriações ocorrerão também nesta área do evento. Prática de Tiro com Arco e Treino de Escudeiro, por 1 euro e 1,50 euros respetivamente, são as propostas feitas aos visitantes.

O evento conta ainda com viagens no tempo ao quotidiano de um Castelo; subida às ameias; jogos e aventuras guerreiras e banhos de S. Jorge, atividades que decorrem todos os dias, com um custo de 3 euros.

Granja dos Animais, Albergue de Cavaleiros, Lago dos Feitiços, Sacos de História, Arraial Militar são algumas das áreas e atividades gratuitas, oferecidas aos visitantes.

Desvendar Pedro e Inês é o nome da exposição temporária, que poderá ser visitada, diária e gratuitamente, das 15h00 às 00h00, no Museu de Lóios. Espaço onde terão lugar oficinas de como fazer papel, “Moinho de Papel” e “Scriptorium”, oficina de escrita à pena e iluminura.

Registo ainda para a visita à Igreja Matriz de S. Nicolau com prova de regueifa doce, agendada para as 17h15, todos os dias do evento.

A viagem medieval conta com 67 espetáculos diários, entre acrobacias, música, dança, malabarismo, com animação circulante, de segunda a sexta-feira, das 14h00 à 01h00 e aos fins de semana, das 12h00 à 01h00.

Cerca de 250 artesões, mercadores e regatões instalam-se, por esses dias, na Feira, com uma mostra de produtos variada.

O Bilhete diário é de 2,50 euros, nos dias 1,2,6, 7 e 9 de agosto; 3,50 euros, nos dias 3,5,10 e 12 de agosto e 4,50 euros nos dias 4 e 11 de agosto. A pulseira, para todos os dias do evento, tem um custo de 8 euros. Crianças até 1,30 m de altura tem entrada gratuita.

A Viagem Medieval é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria de Feira, a Feira Viva e a Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da feira, em parceria com a Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira e com o apoio da Porto e Norte – Turismo.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorExposição Um Realismo Necessário Para Ver No Museu Nacional De Arte Contemporânea Do Chiado
Próximo artigoThe Vaccines Na Primeira Parte Do Concerto De Imagine Dragons

Leave a Reply