Viagem Literária é a Nova Iniciativa da Porto Editora

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

viagem_literaria1Depois do sucesso do “Porto de Encontro” e de várias solicitações para um evento similar noutras cidades, a Porto Editora lança agora uma nova iniciativa – Viagem Literária, que vai levar livros e autores a todo o país, ilhas incluídas, num total de 18 cidades, nesta primeira edição.

Com inspiração em Saramago, esta nova “Viagem” vai percorrer 16 capitais de distrito e as duas capitais das Regiões Autónomas, estando o arranque marcado para dia 25 de abril, às 17h00, no Teatro Municipal de Bragança, com os autores Luís Sepúlveda e Valter Hugo Mãe.

Segue a “aventura” para Vila Real, Viseu, Guarda, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Setúbal, Beja, Évora, Portalegre, Faro, Funchal, Ponta Delgada e Viana do Castelo – onde termina, na média de um encontro por mês, às quartas, quintas, sextas e sábados, sempre com dois autores e a moderação do conhecido jornalista João Paulo Sacadura.

Nesta primeira fase vão participar nos encontros apenas autores do Grupo Porto Editora / Bertrand / Círculo de Leitores, portugueses e estrangeiros, quer sejam romancistas, poetas, ensaístas, consagrados ou emergentes, estando já confirmados Laurentino Gomes, Richard Zimler, Francisco José Viegas, José Eduardo Agualusa, José Rentes de Carvalho, Miguel Esteves Cardoso, Rosa Montero e Gonçalo M. Tavares. Os restantes nomes vão sendo anunciados e divulgados no site do evento à medida que forem sendo confirmados.

Os encontros têm sempre entrada gratuita e vão ter lugar em bibliotecas, museus e palácios de relevo para a cidade, de forma a promover a proximidade entre os autores e os leitores, mas também a Cultura, Património e o Turismo de cada região, segundo explicou Rui Couceiro do Grupo Porto Editora, que adiantou ainda que a iniciativa pretende conquistar novos públicos e fomentar a leitura, e vai ter também uma relação próxima não só com a Cultura e o Turismo, mas também com a Educação.

Em cada sessão para além da conversa entre os autores e com o público, este vai também poder comprar exemplares dos livros dos autores presentes.

A iniciativa vai contar com alguns apoios institucionais e ainda o patrocínio das Pousadas de Portugal e um cartaz da autoria da ilustradora Ana Aragão (havendo ainda um cartaz promocional especial para a Madeira e outro para os Açores).

Lisboa fica de fora desta “Viagem”, mas vai ter brevemente iniciativas pensadas para a Capital, revelaram ainda os responsáveis.

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.