Viagem Ao Interior Nas Aldeias Do Xisto

A biblioteca Itinerante, uma iniciativa do jornalista e escritor João Ferreira de Oliveira, que abraçou o desafio de percorrer o Interior, durante um mês, levará «sessões de leitura nas escolas, ao ar livre, no centro das aldeias», sendo o primeiro destino as Aldeias de Xisto.

Recuperando a biblioteca itinerante, semelhante àquelas que a Fundação Calouste Gulbenkian usou entre 1958 e 2002 para levar histórias, aventuras e sonhos a todos os pontos do país, o escritor irá percorrer o interior do país com uma carrinha identificada com “VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país”.

Assim, no dia 7 de maio, a Aldeia do Xisto da Figueira, em Proença-a-Nova acolhe um encontro com Nuno Marçal, bibliotecário de Proença-a-Nova e conversa com os habitantes da aldeia e a carrinha irá visitar a Escola Primária da Aldeia do Xisto das Sarzedas.

No dia seguinte está agendada uma Conversa com Kerstin Thomas, na Aldeia do Xisto da Cerdeira, em Lousã e uma sessão de leitura com os habitantes da Aldeia do Xisto de Fajão, em Pampilhosa da Serra.

No dia 9 de maio, a carrinha estará na Aldeia do Xisto de Fajão, em Pampilhosa da Serra, para oferecer livros e uma sessão de contos no adro da igreja e ainda uma sessão de leitura na barca, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão. No dia 10, está programada uma visita e sessão de leitura na Escola Primária na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima.

«O foco é a literatura infantil, mas as portas e as estantes da carrinha estão abertas a toda a gente, incluindo os mais velhos. Os cerca de 500 títulos que enchem as estantes da carrinha foram doados por diversas editoras portuguesas e pela Citroën, que se associa a esta iniciativa assumindo o seu legado histórico.»

Depois das Aldeias do Xisto, a viagem percorre a Rota da Terra Fria (Trás-os-Montes), o Alentejo Interior e o Algarve Interior.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.