Viagem à América Central dá mote a Ciclo El Rey na Casa da América Latina

elrey2A Casa da América Latina, recebe a mostra EL REY,composta por fotografias de uma viagem de Stefan Lechner e Adi Hirzer, dois músicos austríacos, à América Central, com música à mistura.

O ciclo inclui ainda um documentário premiado, que será exibido no dia 24 de outubro, às 19h00, e um concerto de Lechner e sua banda, no dia 31 de outubro, às 22h00. Haverá ainda visitas guiadas à exposição, no dia 22, às 12h00 e às 17h30.

Esta exposição conta em imagens a história do projecto EL REY, composto por três vertentes: fotografia, música e cinema.

Tudo começou quando Stefan Lechner e Adi Herzer embarcaram numa aventura pela América Latina durante um ano para explorar a cultura local através da música. Num autocarro escolar, sem acesso a internet nem à rede móvel, os artistas tiveram contacto com vários músicos ao longo da viagem, procurando perceber o poder da música, não só como meio de aproximação entre pessoas de culturas diferentes, mas também como forma de expressão e de luta.

O documentário EL REY venceu o prémio de Melhor Documentário no festival TWIFF de 2012, em São Francisco (Estados Unidos), bem como o prémio de Melhor Filme Musical no festival Tiburon (Califórnia, EUA) de 2013. Foi seleccionado para o BLIFF (Boston, EUA, 2012), o IN-EDIT (Berlim, Alemanha, 2012), o ICARO (Guatemala, 2012), o FEST (Espinho, Portugal, 2013) e o Mittelamerikanisches Filmfestival (Viena, Áustria, 2013).

Texto de Teresa Leal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.